terça-feira, 4 de setembro de 2012

MON terá horário estendido na primeira quinta-feira do mês

(AEN) - O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá, nesta quinta-feira (6), o horário estendido até as 20 horas. A ação, chamada de “Mais MON”, faz parte das celebrações dos dez anos do museu e ocorrerá na primeira quinta-feira de cada mês.
Para marcar a data, haverá uma visita mediada à exposição “Modigliani, imagens de uma vida”, às 19 horas, com a arte educadora Telma Richter, e uma apresentação da cantora Raíssa Scatrut no pátio das esculturas, das 18 às 20 horas. O funcionamento da loja e do café do museu também acompanharão o novo horário.
O MON está com várias exposições em cartaz: “Poty, de todos nós”, “Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar”, “Acervo MON Mobiliário”, “Mulheres no Acervo MON” e “Modigliani, imagens de uma vida”. Além disso, esta é a última semana da exposição “A Arquitetura de Lelé: Fábrica e Invenção”, que encerra domingo (9).
Comemoração - Várias ações estão previstas para comemorar os dez anos do MON, que ocorre em novembro. Ainda neste semestre o museu receberá mostras sobre Paulo Leminski, Edgar Degas – Coleção MASP, Di Cavalcanti, America - Pop Arte das Contradições, além da exposição de longa duração das obras do acervo MON.
O Museu Oscar Niemeyer foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo site norte-americano Flavorwire. Especializado em cultura e crítica de arte, o portal é responsável também pela edição, na internet, do guia cultural Flavorpill. É a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking.
A história do museu teve início em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em espaço de exposições.
O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Inicialmente batizado de NovoMuseu, o complexo foi inaugurado em 22 de novembro de 2002. Para a construção do espaço foram investidos cerca de US$ 14 milhões. As obras foram realizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário