quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Orquestra de Câmara apresenta a obra “A morte e a donzela”

Em concerto neste fim de semana, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta a obra “A morte e a donzela”, de Franz Schubert, sob a direção do regente alemão Stefan Geiger. As apresentações acontecem sexta-feira (14), às 20h, na Igreja Santo Agostinho, com entrada franca, e sábado (15), às 18h30, na Capela Santa Maria, com ingressos a R$ 20 e R$ 10. 
A obra musical escrita por Schubert em 1982 é baseada no poema do poeta alemão Matthias Claudius. Em seu conjunto, a composição pode ser interpretada como um espelho do sofrimento do compositor pelo seu próprio destino, pois foi concebida depois de Schubert ter descoberto que estava com sífilis. O compositor morreu aos 31 anos, deixando uma produção lírica e melódica que marca a passagem do estilo clássico para o romântico. “A morte e a donzela” tem quatro andamentos, sendo que o terceiro é o mais lírico de todos. No concerto será apresentada a versão da obra de Schubert feita por Gustav Mahler para orquestra de cordas.
Para conduzir o grupo, a Fundação Cultural de Curitiba convidou o maestro Stefan Geiger, que é professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo, e diretor artístico da “Landesjugendorchester”, em Bremen, na Alemanha. Seus compromissos já o levaram até a China, onde em 2002 se apresentou com a Filarmônica de Câmara de Bremen.
A orquestra - A Orquestra de Câmara de Curitiba é um dos grupos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, fundada em 1974. Ao longo desses 38 anos, a orquestra, sob a direção de importantes regentes convidados, acompanhou renomados solistas brasileiros e estrangeiros, obtendo reconhecimento nacional. Poucos anos depois de sua criação, motivada pelo grande crescimento técnico dos seus instrumentistas, a orquestra passou a se dedicar também à música clássica, romântica, contemporânea e à música brasileira de todos os tempos. O repertório amplo e original, que inclui diversas primeiras audições mundiais, tornou-se uma das características do grupo. E grande parte desse repertório, com obras de compositores brasileiros contemporâneos, está registrada em CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário