sábado, 22 de setembro de 2012

Sinfônica executa a trilha do primeiro filme de animação do cinema europeu no Guairão

O primeiro longa-metragem europeu de animação será apresentado no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, do Teatro Guaíra, neste domingo (23), com trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná. O filme As Aventuras do Príncipe Achmed foi produzido entre 1923 e 1926 e é considerado a obra-prima da alemã Lotta Rininger e de seu marido, o fotógrafo Carl Koch. A apresentação começa às 10h30 e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
São mais de 96 mil quadros, criados com recortes de papel e jogo de luzes e sombras. As músicas que serão executadas pela orquestra foram compostas pelo compositor alemão Wolfgang Zeller para acompanhar a ação na tela. Ele criou fotogramas para as orquestras, que eram comuns nos melhores cinemas da época.
O enredo se baseia em elementos retirados do clássico Mil e Uma Noites, que narra as aventuras do príncipe Achmed em seu cavalo voador, em busca do amor da princesa Peri Banu, a quem tem que defender do ataque de um exército de demônios.

Maestro – O renomado maestro alemão Stefan Geiger é o convidado para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e dirigir os trabalhos com o longa-metragem. No ano passado, ele esteve em Curitiba para conduzir a Orquestra de Câmara de Curitiba. Geiger é professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo e diretor artístico da “Landesjugendorchester”, em Bremen, na Alemanha. Entre outros lugares, apresentou-se na China, em 2002, com a Filarmônica de Câmara de Bremen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário