terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mostra coletiva mescla esculturas e pinturas na Sala do Artista Popular

A Sala do Artista Popular (SAP) inaugurou uma nova exposição. Denominada “Coletiva: José Martins - Pintura Primitivista e Marques - Quadros em Esculturas de Recicláveis” a mostra apresenta os trabalhos de dois artistas populares do Estado e fica em cartaz até o dia 16 de novembro de 2012.
Marques explora temáticas de produções televisivas, esculpindo a partir de objetos retirados do lixo. Enquanto José Martins busca na natureza inspiração para suas pinturas, como árvores, animais e flores estilizadas. 

Artistas - José Martins da Silva nasceu em 1936, na cidade de Rio Branco do Sul. Aos vinte anos se mudou para Curitiba para trabalhar na prefeitura como operador de máquinas pesadas. Após a aposentadoria, interessou-se pela arte do desenho e da pintura. Inicialmente, começou fazendo esboços para passar o tempo. Com a evolução do trabalho, surgiu o projeto “Pintura Primitivista”, o qual desenvolve atualmente.
Armando Marques Gouvêa (Marques) é natural de Santos e aos cinco anos se mudou com a família para o Paraná. Aos nove anos, ao ganhar uma sacola cheia de brinquedos e peças de eletrodomésticos quebrados, percebeu que podia fazer seus próprios brinquedos, inspirados em comerciais de televisão. Em 2002 iniciou o trabalho “Quadros em Esculturas de Recicláveis”, a partir de objetos recolhidos do lixo. Seu lema é “não existe lixo, se existe arte”.
A Sala do Artista Popular fica na rua Saldanha Marinho, s/nº, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, Centro e fica aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário