terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Aline Morena lança “Sensações”, seu primeiro álbum solo

A cantora e multi-intrumentista gaúcha Aline Morena lança, nesta terça-feira (20), seu primeiro álbum solo intitulado "Sensações", no Grande Auditório do Canal da Música. Acompanhada de seu grupo, João Pedro Teixeira (acordeon), Rodrigo Marques (contrabaixo) e Márcio Rosa (bateria e percussão), Aline Morena apresenta algumas das sensações significativas de sua vida através de um repertório variado, que passeia entre composições próprias, músicas de Hermeto Pascoal e de grandes compositores da música popular brasileira, como Guinga, Edu Lobo, Chico Buarque, Cristovão Bastos e Dominguinhos. Todos os arranjos são do próprio Hermeto, que aparece no espetáculo para dar uma canja, além dos dançarinos convidados Jall Martins, Pâmela Ribeiro e Rodrigo Costa.
Aline Morena canta, toca piano, viola caipira, piscina, cavaquinho, zabumba e percussão corporal e traz um repertório universal que engloba samba, forró, frevo, compassos ímpares, misturados, música gaúcha, canções românticas, músicas com letra e instrumentais. Leveza e beleza harmônica, rítmica, melódica e de letra é o que o público vai presenciar, sendo a todo momento convidado a ouvir, cantar, dançar e compartilhar as suas próprias "Sensações".
Aline Morena e Grupo é a mais nova empreitada da artista, que lançou o álbum, oficialmente, em abril deste ano e já está concorrendo ao Prêmio da Música Brasileira e foi selecionado entre os melhores da MPB no Japão pela maior loja de CDs, a Disk Union. Ao todo, a morena participa de cinco diferentes formações: o duo Chimarrão com Rapadura, sendo ela e Hermeto; Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto e Big Band, Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica e seu novo projeto Aline Morena e Grupo.

Sobre a artista - Aline Paula Nilson, ou simplesmente Aline Morena, nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, e iniciou seus estudos de teoria musical aos 10 anos. Formou-se em Canto pela Universidade de Passo Fundo (RS) e foi professora de Musicalização, regeu os coros infantil e infanto- juvenil, deu recitais de Canto lírico acompanhada pela pianista Rosemari Niederberguer, deu aulas particulares de Canto e de danças "gaúchas" de salão, bem como inglês para iniciantes. Musicou poesias de Mário Quintana, Cecília Meireles e Carlos Drumond de Andrade. Cantou e atuou em espetáculos no sul do país.
Após haver realizado o show "Hermeto em Voz para Dançar" em 2002, Aline Morena decidiu se dedicar exclusivamente às obras de Hermeto, quem conheceu no mesmo ano em um workshop em Londrina. A cantora passou a ser convidada em todos os shows solo e do grupo de Hermeto, que lhe ensinou novas noções de canto, piano, viola caipira e percussão.
Com um repertório de mais de 40 músicas, Aline e Hermeto formaram a dupla Chimarrão com Rapadura, que originou o show "O Som Nosso de Cada Um", em 2004, e um CD e DVD com o nome do duo. O segundo álbum foi lançado em 2010, “Bodas de Latão”, que comemora sete anos de união entre Aline e Hermeto. Como duo excursionaram por diversas partes do Brasil, como Paraná, Brasília, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, entre outros, e diversos países, como Japão, Argentina, Uruguai, Equador, Venezuela, Portugal, Colômbia, Israel, Noruega, Suécia e Estados Unidos.
Desde 2007 passou a ser integrante oficial do Hermeto e Grupo, com o qual excursionou pelos Estados Unidos, Argentina, Europa, Uruguai, Africa do Sul, Chile e, claro, diversas cidades do Brasil. Com Hermeto & Big Band eHermeto Pascoal e a Banda Jazz Sinfônicatambém excursionou pelo Brasil e exterior. Como produtora, Aline trabalhou no dvd solo de Hermeto em 2012, intitulado "Hermeto Brincando de Corpo e Alma".
A partir de 2014, Aline Morena criou o próprio grupo, formado por João Pedro Teixeira (acordeon), Rodrigo Marques (contrabaixo) e Márcio Rosa (bateria e percussão). Lançaram o álbum "Sensações" em abril deste ano e a turnê de lançamento do álbum inicia com esta apresentação no Canal da Música. Mais informações podem ser encontradas nos sites www.hermetopascoalealinemorena.com.br; www.hermetopascoal.com.br e www.alinemorena.com.br.

A apresentação de Aline Morena acontece às 20h e tem ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, para alunos da oficina, estudantes e idosos). Mais detalhes: 3331-7513/7541/7505.

Nenhum comentário:

Postar um comentário