sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Concertos de domingo da Oficina de Música têm quinteto de metais, música sacra, música de câmara e piano solo

A programação da fase de música erudita da 33ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece até o dia 17 de janeiro, tem neste domingo (11) várias atrações: a CWBrass - Quinteto de Câmera de Metais, o concerto de lançamento do CD Villa-Lobos Sacro e um concerto de música de câmera e piano solo. De 18 a 28 de janeiro, os programas são da etapa de música popular brasileira.
Para a apresentação no Memorial de Curitiba, às 11h, o CWBrass - Quinteto de Câmera de Metais preparou um programa composto por músicas brasileiras. Os integrantes do grupo são os músicos Carlos Domingues (direção musical e trompete), Audryn Souza (trompete), Fábio Jardim (trompa), Rodrigo Vicaria (trombone) e Bruno Brandalise (tuba). Criado em 1986 por integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, o quinteto executa obras tradicionais e músicas populares com arranjos exclusivos.

Villa-Lobos – O coro feminino Collegium Cantorum apresenta o concerto de lançamento do CD Villa-Lobos Sacro, às 16h, na Capela Santa Maria. Com direção artística e regência de Helma Haller, o espetáculo conta com a participação especial de Ademir Maurício (solista) e Clarice Ortigara (órgão). O CD contém obras sacras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. O programa é composto pelas obras Padre Nosso, Ave Maria e Missa São Sebastião.
O programa traz uma das mais importantes obras sacras de Villa-Lobos para coro a capella, a Missa São Sebastião. Poucos coros no mundo se propuseram a registrá-la e muito poucos coros brasileiros a interpretaram. Daí a relevância deste empreendimento do Collegium Cantorum.  Esta missa encanta o ouvinte pela linguagem diversa em tramas e texturas, e em sua rítmica contrastante e expressiva. Composta no Rio de Janeiro entre dezembro de 1936 e janeiro de 1937, a Missa São Sebastião foi dedicada ao Frei Pedro Sinzig, como demonstração de afeto e reconhecimento à pessoa que tanto lutou pela pureza da música sacra no Brasil.
Villa-Lobos definiu essa obra, que consiste na expressão tropical, atípica e mesmo sincrética do povo brasileiro, como uma síntese de melodias de diversos caracteres: “Música escrita com fé, imaginação disciplinada e sentimento religioso”. Villa-Lobos foi também autor de inúmeras músicas sacras de menor porte. O CD contempla ainda duas obras, uma Ave Maria, entre as 19 compostas com esse tema, e o Padre Nosso.
O Collegium Cantorum é um coro feminino curitibano, independente, que se identifica pela sonoridade musical, realizando propostas carregadas de emoção, ineditismo e refinamento. Ao longo de 15 anos de trabalho voluntário, contínuo e dedicado, este conjunto trabalha em permanente oficina de canto coral. Constam em suas realizações cerca de 250 obras e mais de 210 eventos. Villa-Lobos Sacro é o seu quarto CD.
Outro espetáculo que acontece na Capela Santa Maria, às 20h30, é o concerto de Música de Câmara e Piano Solo. O programa é composto por obras dos compositores Karol Szymanowski e Fryderyk Chopin, apresentadas pelo pianista polonês Michal Karol Szymanowski; pela obra Sonata para violino e piano nº 3 - em Ré menor, do compositor romantista alemão Johannes Brahms, executada pelo violinista israelense Hagai Shaham e pela pianista russa Olga Kiun; e pela obra Dumky Trio, do compositor Antonín Dvořák, interpretada pelo francês David Lefévre (violino) e pelos russos Roman Mekinulov (violoncelo) e Olga Kiun (piano).

As apresentações na Capela Santa Maria têm ingressos custando R$ 10,00 e R$ 5,00. A apresentação no Memorial de Curitiba tem entrada franca. Mais informações sobre a 33ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br  e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário