sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Em São Paulo, Praça das Artes recebe exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda"

Crianças e adultos poderão visitar até 28 de fevereiro a exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda", instalada na Praça das Artes, no centro da capital. Mafalda, criação do cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado), é a grande estrela da exposição, que chega a São Paulo depois de ter passado não só por diversas províncias argentinas, mas também pelo Chile, Costa Rica e México. Neste ano, a personagem completa 50 anos. A mostra tem entrada gratuita e ficará em cartaz até 28 de fevereiro, sempre das 9h às 20h. O espaço Praça das Artes está situado na Avenida São João, 281, Centro, próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô.
Dividida em 13 módulos e duas oficinas, "O Mundo Segundo Mafalda" é uma viagem pelos cartuns e histórias em quadrinhos que cativam leitores de todo o mundo. A mostra, pensada para adultos e crianças, apresenta também outros elementos que ajudam Mafalda a compreender o mundo cada vez mais confuso para seus pequenos olhos, como sua casa, o carro de seus pais, os amigos, seu armário, os globos 'terráqueos', além de publicações originais.
As tirinhas foram publicadas entre 1964 e 1973, quando o contexto histórico era o da guerra fria e quando tiveram início também as ditaduras militares latino-americanas, no Brasil e na Argentina inclusive. Mas as preocupações da personagem com o mundo permanecem atemporais.
Segundo a curadora da exposição, Sabina Villagra, a mostra foi pensada para as crianças, de modo a incitar neles questionamentos sobre o mundo que os cercam. "Há um pensamento que inspira e dá sentido à exposição: não há liberdade sem escolha e não há escolha sem conhecimento. As crianças devem ter a oportunidade de conhecer as peculiaridades da Mafalda e o trabalho de Quino, o que seria uma outra forma de ver o mundo", disse.

Amigos de Mafalda - Além de Mafalda, estão na exposição os eternos amigos Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad, e foram recriados alguns dos ambientes frequentados pela personagem, como a mesa familiar, a vitrola que toca seus amados Beatles, uma antiga TV em preto e branco e outros objetos, como móveis comuns à classe média da época.
As crianças que visitarem a exposição terão ainda a oportunidade de participar de oficinas. Em uma delas, eles poderão desenhar e pintar com carimbos dos principais personagens das histórias em quadrinhos que consagraram Quino como uma celebridade do humor mundial, seguindo o modelo de criação do cartunista. Em outra, eles poderão dar asas à imaginação e criar invenções tais quais as da garotinha argentina de Quino.

Quino - Na exposição, há um módulo dedicado ao criador de Mafalda. Filho de pais espanhóis, o cartunista Joaquim Lavado nasceu em Mendoza, Argentina, em 1932, e foi seu tio, Joaquín Tejón, um pintor e desenhista, que o iniciou nas artes gráficas. Hoje, aos 81, Quino - como ficou conhecido - vive recluso e não desenha mais. Este ano, ele recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, um dos mais importantes do mundo, na categoria Comunicação e Humanidades.

A iniciativa teve um investimento de R$ 600 mil por parte da administração municipal. Trata-se de uma realização da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa, em parceria com a produtora cultural Mundo Giras e com a curadoria do Museo Barrilete da cidade de Córdoba, Argentina. A mostra integra ainda a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário