quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Banda Sinfônica e outros concertos movimentam a 33ª Oficina de Música

A fase erudita da 33ª Oficina de Música de Curitiba está chegando ao fim e muitos concertos estão programados para esta sexta-feira (16) e sábado (17), quando acontecem as apresentações dos alunos, reunidos em grandes orquestras. Nesta sexta-feira, uma das principais atrações é o concerto de encerramento da Banda Sinfônica, com regência do maestro Edivaldo Chiquini, às 20h30, no palco do Guairão. Mas também vale conferir o recital de alunos de piano, o concerto do coro infantojuvenil e a orquestra de alunos de música antiga. No domingo (18) tem início a fase de música popular brasileira.
A Banda Sinfônica da 33ª Oficina conta com 86 instrumentistas na execução de cinco composições para esse tipo de formação, que reúne flautas, oboés, clarinetes, fagotes, saxofones, trompetes, trombones, trompas, eufônios, tubas, clarone, flautim e percussão. No repertório estão as obras “Overture Persis”, de James L. Hosay (1959), o “Concerto para Oboé e Sopros El Bosque Magico”, de Ferrer Ferran (1966), “Symphonic Overture Op 80” e “Fantasy Variations on a Theme by Nicolo Paganini”, de James Barnes (1949) e “Virginia”, de Jacob de Haan (1959).
O maestro Edivaldi Chiquini foi o responsável pela preparação do grupo, com a assistência de Jairo Wilkens. Professor de trompa, composição e regência, regente da Banda Sinfônica e do Grupo de Metais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, Chiquini é 1ª Trompa Solista da Orquestra Sinfônica Estadual do Paraná. Graduou-se na Embap e fez mestrado na Universidade de Göteborg (Suécia). O instrumentista integrou orquestras sinfônicas e grupos de metais na Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Atua como músico convidado nas orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e Orquestra de Câmara de Curitiba, sendo que na Suécia toca com as orquestras da Ópera de Göteborg, Sinfônica de Göteborg, Orquestra de Câmara Sueca-Örebro e Orquestra de Câmara da Cidade de Jönköping.

Concertos – O primeiro concerto da programação desta sexta-feira é o recital de alunos de piano, que acontece às 11h, na Capela Santa Maria. São alunos dos professores Claudio Soares, Olga Kiun e o polonês Michal Szymanowski, que veio pela primeira vez ao festival de Curitiba.
Às 18h30, também na Capela Santa Maria, acontece a apresentação do Coro Infantojuvenil, com crianças de 7 a 12 anos. O grupo fará uma demonstração das atividades realizadas com a regente Ana Yara Campos. Para as crianças, a prática é um oportunidade de descoberta musical, com uma abordagem lúdica.
No mesmo horário, no Teatro do Paiol, começa o concerto de encerramento dos alunos de música antiga. É o momento de colocar em prática o ensinamento de vários professores estrangeiros, especialistas em repertório dos séculos 17 e 18, que vieram à Oficina para ensinar técnicas de execução e performance da música barroca, utilizando instrumentos da época – cravo, teorba, viola da gamba, violinos, flautas e oboés barrocos, entre outros.
Mais informações em www.oficinademusica.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário