segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Jornal Cândido traz os livros mais importantes dos últimos 20 anos

A edição de janeiro do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz como destaque uma enquete sobre os livros mais importantes da literatura brasileira lançados nos últimos 20 anos. O jornal perguntou a 20 escritores e críticos qual o melhor livro brasileiro em prosa lançado nas duas últimas décadas.
A resposta breve, explicando o porquê da indicação da obra, incluiu a transcrição de um trecho do livro. O resultado da enquete os leitores do Cândido conferem na 42ª edição do jornal, que já está circulando.
Entre os livros mais citados, estão os romances “Dois irmãos” (2000), do amazonense Milton Hatoum, e “Eles eram muitos cavalos” (2001), do mineiro radicado em São Paulo Luiz Ruffato. Os paranaenses Cristovão Tezza, com O filho eterno (2007), Miguel Sanches Neto, com “Chove sobre minha infância” (2000), e Oscar Nakassato, com “Nihonjin” (2011), também foram citados.
Para o escritor Marçal Aquino, que votou no livro de Luiz Ruffato, “Eles eram muitos cavalos é uma espécie de 'Sampa' no panorama da literatura brasileira contemporânea. Assim como a canção de Caetano, o romance de Luiz Ruffato alcança a façanha de sintetizar algo que, por sua absurda complexidade, resiste à síntese: a cidade de São Paulo”.
Já a professora e crítica Leyla Perrone-Moisés escolheu o romance de Milton Hatoum lançado em 2000 como o livro mais importante dos últimos 20 anos. “Dois Irmãos é obra de um autor maduro, que já tinha dado provas de seu talento em romances anteriores. Esse romance tem todas as qualidades dos melhores exemplos do gênero. Linguagem cuidada, intriga complexa e cativante, personagens consistentes e ampla significação. O olhar do narrador é, ao mesmo tempo, nostálgico e amargo, poético e lúcido”.

OUTROS CONTEÚDOS – A 42ª edição do Cândido também traz ensaio do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luís Bueno, sobre “Ficções”, obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná que reúne todos os contos conhecidos de Newton Sampaio.
O escritor Antônio Cescatto escreve sobre os bastidores do clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. Entre os inéditos, a edição traz fragmento do romance “Operação impensável”, de Vanessa Barbara (ganhadora do Prêmio Paraná de Literatura 2014), e poemas de Affonso Romano de Sant'Anna e José Marins.

O JORNAL – O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário