quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Palácio 29 de Março recebe a exposição “Fundação Cultural em Cartaz”

O hall de entrada do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, está recebendo a exposição “Fundação Cultural em Cartaz – A História Oficial da Cultura em Curitiba”. A mostra, lançada em junho de 2014 na Casa Romário Martins em comemoração aos 40 anos da FCC, fica em cartaz até o dia 27 na Prefeitura e depois segue para as nove Administrações Regionais durante o ano de 2015.
Segundo a idealizadora e produtora da mostra, Josina Melo, a ideia é mostrar por meio da criação de diversos designers, os inúmeros eventos culturais retratados em cartazes, que delinearam a trajetória da cultura na cidade e dos diversos espaços criados ao longo de quatro décadas. Ela também revela que a ideia da exposição surgiu ao final de uma entrevista com a designer Vivian Schroeder, em 2011, quando vislumbrou a possibilidade de contar a história da FCC através dos trabalhos produzidos pelo setor de Comunicação Visual.
Esta exposição é uma justa homenagem aos pioneiros da Fundação, tanto na área de programação visual, como de todos os setores da instituição, necessários para produzir-se um evento cultural de qualquer natureza”, diz Josina.

A mostra - O foco da exposição está nos espaços criados durante as quatro décadas de atuação do órgão e que estão representados em 16 painéis fotográficos (1,30X 80) que também relatam em imagens de cartazes e fotografias de época um passado artesanal e muito criativo.
Estes painéis também contemplam as experiências profissionais de diversos funcionários da FCC, como a jornalista Dinah Ribas, mentora Jornal Mural, ou a bibliotecária Rosana Albuquerque que realizou os festivais de poesia Perhappines, ou ainda o artista plástico Jair Mendes, diretor e mentor do segundo equipamento da FCC, o Centro de Criatividade de Curitiba, propulsor na época, de inúmeros talentos ali despertados como Elvo Benito Damo, Denise Roman,entre muitos outros.
Os primeiros cartazes para divulgar os eventos, tinham formato A3 e eram criados sobre uma vinheta fixa feita pelo artista visual Rones Dumke, com direção de arte de Dante Mendonça, um dos primeiros Diretores de Arte da FCC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário