terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Arismar do Espírito Santo é o grande destaque de terça-feira na 33ª Oficina

O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, é a atração da noite desta terça-feira (27), na 33ª Oficina de Música de Curitiba. O músico vem lançar o disco e song book “Alegria nos dedos”, que muito tem a ver com o seu trabalho de mestre e professor em oficinas e festivais de todo o mundo. O show, às 21h, no Teatro da Reitoria, é realizado pelo Arismar Trio, com a presença também de Daniel D’Alcântara (trompete e flugelhorn) e Alexandre Ribeiro (clarinete). Arismar se divide entre piano, guitarra, violão de 7 cordas, contrabaixo e bateria.
Desde o início este trabalho mostrou-se sério, harmônico e prazeroso. Os quinze temas nasceram em momentos de puro deleite, em alguns casos solitário, e, em outros, inspirado por oficinas que realizo, cujo foco central é justamente transmitir aos alunos o prazer que há na criação musical”, conta o músico. As composições representam diversos ritmos da MPB – samba, maxixe, afoxé, samba de gafieira, xote, valsa e bolero.
Multi-instrumentista, arranjador e compositor, nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar é um músico completo. Sua maneira de tocar e compor, sob a força máxima da intuição e espontaneidade, as harmonias inusitadas, os improvisos melódicos, o ritmo contagiante e a criatividade têm sido sua marca registrada. Traz para cada instrumento as experiências e linguagens desenvolvidas na bateria, contrabaixo, piano, guitarra e violão 7’. Recebeu o Prêmio Sharp e foi eleito, pela Revista Guitar Player, um dos dez melhores guitarristas/violonistas do Brasil.

Carreira – Em 40 anos de carreira, Arismar do Espírito Santo tem atuado em inúmeros shows e participado de várias turnês internacionais. Com Hermeto Pascoal (piano) e Nenê (bateria), Arismar (baixo) esteve em sete países da Europa; apresentou-se também no Blue Note de Tokio e Fokuoka, no Umbria Jazz Festival (Itália), em Portugal, em Tenerife (Festival Tensamba), e em Paris como solista do Projeto Pixinguinha e como diretor musical da Caravana do Estado de Tocantins. Na Argentina e no Uruguai representou o Brasil no Projeto Veredas Del Sur.
Há mais de dez anos tem ministrado master classes e apresentado concertos em festivais de música em cidades do Brasil, Argentina, Dinamarca, Uruguai e no Circuito universitário dos Estados Unidos. Participou do Hartford International Jazz Festival, do Mc Neese Banners Jazz Festival e do San Jose Jazz Festival. Realizou master classes na Dinamarca, Argentina, Uruguai e em diversas cidades brasileiras.
Possui cinco CDs lançados pela gravadora Maritaca (“Arismar do Espírito Santo: 10 anos”; “Estação Brasil”, “Foto do Satélite”, “Roupa na Corda” e “Alegria nos Dedos”.). Pela Biscoito Fino lançou “Uma porção de Marias”, pela Rob Digital “Essa Maré”, e pela Lua Music “América”, com o pianista porto-riquenho Edsel Gomes. E “Cape Horn”, em parceria com Toninho Horta, eleito pelo jornal O Globo como o melhor CD de junho de 2008.

Os ingressos para esta apresentação custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Mais informações sobre a 33ª Oficina de Música de Curitiba nos sites www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário