quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Oficina de Música terá apresentações extras de metais e percussão nesta quinta

A Capela Santa Maria recebe duas novas atrações da 33ª Oficina de Música de Curitiba nesta quinta-feira (15). Às 19h, o espaço recebe o Brass Ensemble com os alunos do núcleo de sopro, solos de Fernando Dissenha (trompete) e Dárcio Gianelli (trombone) e a direção musical de Marco dos Anjos. Em seguida, às 20h, é a vez dos alunos de percussão da fase erudita da Oficina de Música se apresentarem sob a direção artística de Elisabeth del Grande e Ricardo Bologna. Para ver os dois espetáculos as entradas custam R$ 10,00 e R$ 5,00.
A primeira apresentação terá a duração de 43 minutos e terá no programa composições de Richard Strauss, Giovanni Gabrieli, Jim Parker, Wolfgang Amadeus Mozart, Guilmant Alexandre, Michael Daugherty e dos brasileiros Zequinha de Abreu e Francisco Mignone.

Professores - Marco dos Anjos iniciou seus estudos musicais aos 13 anos com seu pai, também tubista. Posteriormente, teve orientação dos professores Dráuzio Chagas e Donald Smith. Foi vencedor dos Concursos Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), em 1993 e 1994. Desde 1996 atua como professor nos principais festivais de música do país, como os de Campos do Jordão, Jaraguá do Sul, Curitiba, Brasília, Londrina, Tatuí e Isla Verde (Argentina), além de ministrar master classes em várias cidades pelo Brasil.
Como solista, atuou junto à OSESP e a outras importantes orquestras brasileiras, entre elas a Orquestra de Sopros Brasileira, a Sinfônica de Ribeirão Preto, a Sinfônica de Santo André, a Camerata Antiqua de Curitiba e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Apresentou-se em 2005 com The Philadelphia Orchestra, em São Paulo, e como camerista atuou junto a consagrados grupos, como o New York Philharmonic Brass Quintet, o Quinteto Metalessência e o Grupo Trombonismo. Usa as tubas Meinl Weston CC 2165, Besson CC 995 e Yamaha YFB-822, preparadas pelo Luthier Artífice Joel A. Santana. Atualmente é professor na Classe de Tubas da Faculdade Cantareira (SP) e na Academia da OSESP, sendo que desde 1994 ocupa o cargo de Tuba Solista na OSESP.

Elisabeth del Grande - Natural de São Paulo, formada em Percussão pela Escola Municipal, foi bolsista do Festival de Tanglewood (EUA) e é graduada em Percussão pela Unesp. Seus principais professores foram Ernesto De Lucca, Arnaldo Calusio e Charles Smith. Atua como profissional desde 1970 em orquestras sinfônicas, grupos de música de câmara, como solista e professora nos principais festivais de música e encontros de percussão do Brasil. É professora da Faculdade Cantareira (SP), da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e da Escola Municipal de Música de São Paulo, de cujo grupo de percussão é diretora. É timpanista solo e responsável pelo naipe de percussão da OSESP, que integra desde 1973.

Ricardo Bologna - Bacharelado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, 1995, conquistou o Primeiro Prêmio de Virtuosidade “avec distinction”, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), com os professores William Blank e Yves Brustaux. Em 1997, ganhou o diploma de especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda), na classe de Robert Van Sice. Estudou Regência com os maestros Laurent Gay (Suíça), Roberto Duarte e Ronaldo Bologna. Em 1989 funda o Duo Contexto de percussão com o percussionista Eduardo Leandro, premiado no VI Prêmio Eldorado de Música (1991). Em 1993, o duo se torna grupo em residência no Centro Internacional de Percussão, em Genebra (Suíça), realizando concertos nos festivais “Archipel-Musiques d’aujourd’hui” e “La Batîe”, assim como várias apresentações pela Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário