quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Marvel completa 75 anos e fãs ganham livro com 2 mil imagens

As mais de 700 páginas com cerca de 2.000 imagens fazem da obra "75 Years of Marvel Comics" um volume indispensável não só para os "marvelites", como são chamados os fãs deste universo pelo editor do livro, Josh Baker, mas também para os que acompanham herois como Thor ou Capitão América no cinema.
Para comemorar o 75º aniversário da Marvel Comics, a editora Taschen publicou um livro que, segundo Baker, é uma "tentativa de registrar a explosão de criatividade mais destacada do século XX em apenas um meio, o universo da Marvel".
"Com este livro, queremos dar uma mostra da influência da Marvel na cultura popular durante os últimos 75 anos", explicou.
Em "75 Years of Marvel Comics", o leitor encontrará não apenas a história dos habitantes mais famosos da Terra 616, como Tocha Humana, o vingativo príncipe submarino Namor ou o soldado Steve Rogers, que acabaria se tornando o Capitão América.
Ou as aventuras do Homem-Aranha, do incrível Hulk, do Quarteto Fantástico, do Homem de Ferro, dos Vingadores, Thor, ou dos X-Men, mas também a história das mentes que os criaram: Stan "The Man" Lee, Jack "The King" Kirby, Steve Ditko, John Romita e John Buscema. Nomes que fazem parte de uma lista de 300 biografias de escritores, editores e fãs famosos que escreveram a história desta marca iniciada em 1939 por Martin Goodman.
O livro é um trabalho que faz o diretor de arte da Taschen se sentir "orgulhoso, satisfeito, exausto e aliviado" já que, junto com o roteirista e autor da obra Roy Thomas, antigo editor-chefe da Marvel, conseguiu construir em "menos de um ano" o "melhor livro feito até agora" sobre a história da Marvel Comics.
"Acredito que haja um material surpreendente e clássico para os grandes admiradores. Visto que a empresa teve períodos tão diferentes, fizemos todo o possível para transmitir o sentimento de cada um era com fotos e materiais de arte e produção original".
Baker sabia que com um tema "tão popular" como as histórias em quadrinhos da Marvel havia poucas coisas a serem mexidas, mas, evitando os colecionadores "mais fanáticos e obsessivos", o restante dos leitores encontrarão "surpresas".
Para Baker, "a enorme pesquisa" por trás do livro foi a parte "mais difícil" do processo de criação, que tinha o objetivo de "fazer justiça a esse grande e importante tema".
Como descreve, por suas mãos passaram "cerca de dois milhões de páginas", entre as quais estavam as próprios histórias em quadrinhos e "intermináveis" entrevistas com os autores, além de "muita" informação divulgada pelos veículos de comunicação que começaram a informar sobre histórias em quadrinhos na década de 1960, vivendo uma "autêntica explosão" no anos 80.
Josh Baker disse que era "impossível" fazer um "resumo completo" de 75 anos de história "de qualquer tema" e, principalmente, de uma "empresa tão prolífica e dinâmica como a Marvel. Por cada imagem no livro, pelo menos uma quase tão emocionante ficou de fora, e em alguns casos muitas".
O livro "75 Years of Marvel Comics" está à venda em inglês, italiano, francês e alemão. Além disso, a obra inclui uma parte desdobrável de 1,2 metro com a cronologia dos personagens (EFE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário