segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Orquestra À Base de Corda e Lívia Nestrovski comemoram os 100 anos de Dorival Caymmi nesta segunda

A 33ª Oficina de Música de Curitiba comemora os 100 anos do compositor Dorival Caymmi com o espetáculo da Orquestra À Base de Corda, nesta segunda-feira (19), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR. A cantora Lívia Nestrovski é a convidada especial para interpretar os maiores sucessos do compositor – O Mar, Das Rosas, Só Louco, Maracangalha, Samba da Minha Terra e muitos outros. Na abertura do show, a orquestra executa “Caymmiana”, de Radamés Gnattali.
Esse encontro musical permite apreciar a performance musical da cantora Lívia Nestrovski, consagrada nacionalmente. Nascida nos Estados Unidos, mas vivendo há anos no Brasil, Lívia é formada em Canto Popular pela Unicamp, com mestrado em Musicologia pela Uni-Rio. Desde 2008 atua como solista de Arrigo Barnabé que, em entrevista recente, destacou-a como sendo "tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração".
O espetáculo é também mais uma oportunidade de assistir à orquestra curitibana. Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. Já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta, Dimos Goudarolis, Zeca Baleiro e Paulinho Moska. Em 2008 lançou seu primeiro CD Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo.

Molungo – O grupo Molungo aproveita a 33ª Oficina de Música para fazer o lançamento de novo álbum, “Mais Agreste”, que confirma a característica do grupo, voltado à divulgação e à pesquisa dos ritmos afro-brasileiros. O show de lançamento acontece nesta segunda-feira, às 19h, no Teatro do Paiol.
Atualmente formado por Caio Guimarães, Cauê Menandro, Carlito Birolli, Gui Handa, Luís Piazzetta e Fernando Lobo, o Molungo foi criado em 2008 em Curitiba, a partir do interesse comum dos músicos pela cultura popular brasileira. O encontro deu-se em um grupo de estudo percussivo de maracatu de baque virado, porta de entrada que despertou a identificação dos integrantes com os diferentes ritmos da música brasileira.
Em 2009 lançaram seu primeiro CD autoral intitulado “Molungo” e circularam com o show em teatros, mostras e festivais do Brasil, firmando seu nome no Paraná e expandindo seu trabalho para outras regiões do país. Dessa trajetória de shows, viagens, troca de experiências e pesquisa de outras sonoridades surgiram novas composições, arranjos e timbres que resultaram em “Mais Agreste”, título que dá nome ao novo disco de canções autorais.

Os ingressos para estas apresentações custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Mais informações sobre a 33ª Oficina de Música de Curitiba nos sites www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário