quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cinemateca recebe mostra com filmes estrelados por Ricardo Darin

A Cinemateca de Curitiba exibe de quinta-feira a domingo (29 de janeiro a 1° de fevereiro), sempre às 20h, a “Mostra de Cinema Argentino - Ricardo Darin”. O ciclo é uma homenagem ao ator e diretor argentino, ganhador de diversos prêmios internacionais e considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores da América Latina. Durante a mostra, será exibido um filme por dia, todos com áudio em espanhol e legenda em português. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Centro Cultural da Espanha. Os ingressos são gratuitos e os filmes são indicados para maiores de 12 anos.

O homenageado - Ricardo Alberto Darín nasceu em Buenos Aires, no dia 16 de janeiro de 1957. Filho de atores renomados (Ricardo Darín e Renée Roxana), estreou no teatro aos 10 anos de idade ao lado dos pais. Na televisão, tornou-se ídolo rapidamente ao protagonizar séries e novelas de grande audiência. Sua estreia no cinema foi no longa “A Culpa” (1969), de Kurt Land, e até os dias atuais, a lista de filmes protagonizados pelo ator é extensa.
Darin também é roteirista e diretor com carreira na televisão, teatro e cinema. Sua estreia na direção de um filme foi em “O Sinal”, onde a princípio seria apenas o protagonista, mas optou por assumir a direção – ao lado de Martín Hodara – após a morte do cineasta Eduardo Mignogna. Em 2011 venceu o Prêmio Konex de Diamante, um dos mais prestigiados da Argentina, sendo considerado como a personalidade mais importante do entretenimento argentino na última década.

Programação:

Dia 29: “O FILHO DA NOIVA” (2001). Direção de Juan José Campanella.
No filme Rafael Belvedere (Ricardo Darín) é um empresário que aos 42 anos está em crise. Vive à sombra de seu pai, cuidado do restaurante da família e sente culpa por raramente visitar a mãe num asilo. Sua ex-esposa reclama da falta de atenção dele à filha e sua namorada quer que ele defina seu compromisso. Com tantas preocupações ele sofre um pequeno ataque cardíaco e, com ajuda de um amigo de infância, começa a repensar a vida. Decide então ajudar os pais a finalmente se casarem na igreja.

Dia 30: “KAMCHATKA” (2002). Direção de Marcelo Piñeyro.
A história conta as lembranças de uma criança durante a ditadura argentina da década de 1970, na qual sua família é obrigada a esconder-se para não ser presa.

Dia 31: “LUNA DE AVELLANEDA” (2004). Direção de Juan José Campanella.
Ambientado em um clube de dança de Buenos Aires, que teve seus dias de glória na década de 40. No ano de 1990, a crise financeira fez com que essas agremiações começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o Avellaneda enfrenta a decadência. À beira da falência, os descendentes de seus fundadores se unem para evitar o pior: a transformação do clube em um cassino. Estrelado por Ricardo Darin , Mercedes Morán , Eduardo Blanco , Valeria Bertuccelli e José Luis López Vázquez

Dia 1º: “UM CONTO CHINÊS” (2011). Direção de Sebastián Borensztein.
Roberto (Ricardo Darín) é um veterano da Guerra das Malvinas. Por conta de um duro revés, vive há quase vinte anos recluso em sua casa, sem contato com o mundo. Porém, o hiato com a sociedade é interrompido quando um estranho evento acontece: a chegada do chinês Jun, que está em Buenos Aires à procura de um parente perdido. Começa uma atípica amizade entre um argentino que não fala chinês e um chinês que não fala espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário