sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Bach inspira concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Obras do compositor Johann Sebastian Bach estão no concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta na sexta-feira (4) às 20h e sábado (5) às 18h30, na Capela Santa Maria. O concerto conta com a direção musical e cravo solo de Fernando Cordella (foto), e com os solistas Winston Ramalho no violino e Zélia Brandão na flauta transversal. Durante a semana, nas redes sociais do ICAC, o diretor comenta as obras e expõe informações para melhor apreciação do programa.
Na apreciação contemporânea, Bach é tido como o principal representante da música barroca, visto como um dos maiores compositores de todos os tempos. Entre suas peças mais conhecidas estão as que serão executadas no concerto: “Arte da Fuga”, BWV 1080 – Contraponto 1, “Suite Orquestral” No. 2 em Si menor, BWV 1067, “Concerto de Brandenburgo” No. 5 em Ré Maior, BWV 1050.

Fernando Cordella – Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, diretor artístico da Confraria Música Antiga Studio Clio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. É membro fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto Barroco, em Porto Alegre. Atua como solista de cravo e baixo continuísta em orquestras do Rio Grande do Sul, como: Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra da UNISINOS, sob regência de Roberto Duarte, Lavard Skou-Larsen, Alessandro Sangiorgi, Fredi Gerling, Antônio Carlos Borges-Cunha, Manfredo Schmiedt e Tiago Flores, entre outros. Em festivais de música, atuou sob direção de Michaela Comberti (2002), Manfred Kraemer (2003 e 2004) e Luiz Otávio Santos (2005). Em 2008 e 2009 foi solista da integral dos Concertos de Brandenburgo de J.S. Bach. Desde 2007 participa como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG. Estudou com as professoras Fabiane Tombini, em sua cidade natal, Carazinho, RS, e Dirce Knijnik, em Porto Alegre. Bacharelou-se em Música (2005) no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de masterclasses de cravo com Marcelo Fagerlande, Marcos Höller, Edmundo Hora, Nicolau de Figueiredo e Robert Hill.

Estas apresentações da Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba têm ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia) que podem ser comprados na bilheteria ou on-line: www.aloingressos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário