terça-feira, 8 de novembro de 2016

Terça Brasileira apresenta o show “Clareando”, de Emiliano Pereira

O show “Clareando”, do compositor e instrumentista curitibano Emiliano Pereira, é a atração desta Terça Brasileira, no Teatro do Paiol. No show Emiliano mostra suas composições feitas com a viola caipira, acompanhado por Evandro Cardoso ‘Manchinha’ no acordeon, Wagner Bennert no baixo acústico, Gabriela Bruel na percussão, Marcela Zanette na flauta e outras participações especiais.
A maioria das músicas se desenvolve em torno da viola caipira ou viola de 10 cordas, através de ritmos e sons que influenciaram o compositor em seu trajeto musical. Estão presentes os tradicionais guarânia, toada e galope, ampliando as sonoridades das composições, contando também com ritmos como o baião, o samba e até a música erudita. O repertório deste show é fruto das influências absorvidas durante a trajetória do músico, vindas do rock, world music, música erudita e música brasileira.
O título “Clareando” é resultado do processo de busca pela sonoridade almejada, que procura mesclar todas as sonoridades incorporadas com o tempo, inclusive da world music, presente nos arranjos, nas percussões orientais e em diversos outros momentos. Mais do que mostrar a música de Emiliano Pereira, este show apresenta a música brasileira regional e seu imenso potencial infinito de mistura e combinação de ritmos e gêneros.
Emiliano Pereira é formado em música pela Faculdade de Artes do Paraná e desde 2007 desenvolve um trabalho de pesquisa sobre os toques, ritmos e sonoridades da viola caipira de 10 cordas, desde suas tradições, até sua expressão contemporânea. É membro do Serra Acima Trio, grupo que também desenvolve um expressivo trabalho sobre a Viola Caipira, sempre ativo na cena paranaense. O músico trabalha ainda com a world music, tendo participado por dois anos do Grupo Omundô, dirigido por Plinio Silva.
Emiliano participa de outros projetos envolvendo a música caipira, o Fandango Paranaense (Orquestra Rabecônica do Brasil, Grupo Meu Paraná), música Regional Brasileira, música infantil, além de atuar como professor ministrando aulas e oficinas de música. Participa de festivais de viola em outros estados brasileiros, como Minas Gerais. Recentemente participou do espetáculo “Villa Brasil”, com a Orquestra a Base de Cordas de Curitiba e Guga Cidral.

Os ingressos para o show “Clareando” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário