sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MON tem programação especial na semana de aniversário e musicletada no domingo

O Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 14 anos no dia 22 de novembro. Para comemorar o aniversário, haverá uma programação especial entre os dias 19 e 25, como uma oficina com o artista Retamozzo, outra em comemoração ao Dia da Consciência Negra e outras com a equipe da Ação Educativa, um evento para crianças e mais um encontro para o público adulto.
As comemorações começam no sábado (19), com o projeto inédito “Uma Noite no MON”. O evento é voltado para crianças de 8 a 11 anos, que participarão de uma visita noturna ao museu repleta de atividades lúdicas. As inscrições para esta edição estão encerradas. No domingo (20), terá oficina livre para todos os visitantes do MON, das 11h às 17h, sem necessidade de inscrição prévia. A proposta é confeccionar bonecas com materiais reciclados.

PARA MAIORES - Na terça-feira (22), a programação é dedicada ao público adulto, principalmente quem tem mais de 60 anos, com uma edição especial do projeto “Arte para Maiores”. O historiador do MON, Ricardo Freire, irá conduzir uma mediação pelo Espaço Niemeyer, abordando a trajetória do arquiteto, assunto que será aprofundado na exposição “Oscar Niemeyer: Vida e Obra - Arquitetura é Invenção”. Depois, haverá a prática artística “Museu dos Sonhos”. O encontro começa às 13h45 e se encerra às 17h, e tem o custo de R$ 6,00 mais o valor do ingresso. Para mais informações, contato pelo telefone 3350-4468 ou pelo e-mail agendamento@mon.org.br.
Na Quarta Gratuita (23), o MON oferece entrada franca a todos os visitantes. Haverá oficina de desenho com a equipe da Ação Educativa, das 11h às 14h, tendo como referência a obra “Serpente”, também conhecida como Moreia, do artista Francisco Brennand. Mais tarde, às 15h, o artista Rettamozo promove a oficina “ComoVer a Terra/ ComoVer Curitiba”, na área externa do MON, no Parcão. A oficina será de pintura e tem vaga para 60 participantes.
Na quinta-feira (24), tem oficina de escultura com papel reciclado, das 11h às 17h. Encerrando a programação de aniversário, uma oficina de monotipia na sexta-feira, 25, também das 11h às 17h.

O MUSEU - O projeto do prédio principal é de 1967, mas o edifício foi inaugurado apenas em 1978, sob o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Em 2001, 23 anos depois da inauguração, foi decidido que o espaço deixaria de ser a sede das secretarias de Estado e passaria a abrigar um museu. Oscar Niemeyer foi chamado, então, para projetar o anexo conhecido como torre do Olho e, em 22 de novembro de 2002, foi inaugurado o Novo Museu, mais tarde rebatizado com o nome do arquiteto que o desenhou.

MUSICLETADA

No próximo domingo dia 20, o projeto Mon de Music recebe a sétima edição do festival Musicletada como parte da programação da Corrente Cultural de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. O evento gratuito, com a temática da mobilidade urbana, leva aos jardins shows, yoga, oficinas e gastronomia urbana, e abre entrada livre para o público dentro do museu.
Além das exposições na parte interna do MON, a programação musical inicia às 11h no gramado do “parcão” com a jovem revelação Victor Gullin lançando seu primeiro trabalho, onde interpreta obras de compositores renomados da viola de dez cordas: Rogério Gulin - seu pai, Ivan Vilela e Paulo Freire. Em seguida, o duo Fole Baixo, une acordeom, teclado, guitarra, contrabaixo e percussão às batidas eletrônicas e ritmos latino-americanos. Logo após, os irmãos Ian e Allan Giller Branco trazem ao palco o projeto Plata o Plomo, que utiliza de efeitos e instrumentos inusitados, como o SteelDrum, para criar novos temas de jazz contemporâneo. Às 14h o festival recebe o Mano a Mano Trio, dos reconhecidos músicos Sergio Albach, Glauco Solter e Vina Lacerda. O trio lançará um novo álbum em breve e irá apresentar toda sua versatilidade sonora, reconhecida internacionalmente, em um show com novas e antigas composições. Às 15h o festival ganha outros ares, com a banda Farol Cego representando a nova geração do rock curitibano, com seu novíssimo trabalho “Do desespero eu fiz pasciência”. Raissa Fayet, Du Gomide e Amanda Pacífico, três representantes de uma excelente safra de compositores da música curitibana fazem um show inédito às 17h, pensado exclusivamente para o festival, onde trazem canções próprias e versões de compositores consagrados.

PROGRAMAÇÃO

10 horas - Yoga (Silvio Lopes)
11 horas - Victor Gullin
12 horas - Plata o Plomo
13 horas - Fole Baixo
14 horas - Mano a Mano Trio
15 horas - Farol Cego
17 horas - Raissa Fayet + Du Gomide + Amanda Pacífico
18 horas - Damatz
19 horas - LuannaGodin

- DJ Didones& DJ MI# nos intervalos
- FoodTrucks&Foodbikes a partir das 11h
- Transmissão ao vivo (streaming) Rádio Treze via internet
- Go Green gestão de resíduos e educação ambiental
- GouraNataraj / Jardinagem Libertária e Ocupação da Cidade
- Bicicletaria Cultural / Ação e Reação – Ciclomobilidade e Arte + Sistema CSA (Comunidade Sustenta Agricultura)
- Anker Apresenta: Mundo Roda Fixa
- Lua Marinho: Arte Itinerante
- Terraiz: Banana Agroflorestal + Desfile; A Grande Beleza por Luan Valotto

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário