segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se no II Festival de Ópera do Paraná

Uma adaptação da obra de Adriano Banchieri (1568-1634), “La Barca di Venetia per Padova”, será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba na sexta-feira (25), às 20h, no Guairinha. A direção cênica é de Roberto Innocente e regência de Mara Campos. O espetáculo conta com Marcelo Leonel Felczak e Wenry Martiliano Bueno como atores convidados.
A apresentação faz parte do repertório do grupo e integra o II Festival de Ópera do Paraná. A montagem utiliza a segunda edição da obra (impressa em 1623), época em que o teatro Comédia dell’Arte estava em seu ápice, visto também nas produções musicais. “Nessa montagem, esta relação é explícita. O espetáculo apresenta uma interferência entre canto e atuação intensa, com a presença em cena dos cantores da Camerata, com uma turma de atores de comédia, a orquestra da Camerata e de um pequeno grupo com instrumentos da época”, explica o diretor cênico.
A composição de Banchieri é uma comédia com 20 madrigais. Ela apresenta a viagem de um grupo de passageiros no barco conhecido com o nome de “Burchiello” que, de Fusina (Veneza), percorrendo o rio Brenta, chega até Padova. Este barco era utilizado pelos nobres senhores de Veneza que iam passar férias nas residências luxuosas, que se encontram, ainda hoje, à beira do rio. Na trama renascentista, várias historietas falam de casais enamorados e fazem da obra propícia para esse final de semana.
A obra prevê uma série de madrigais dialógicos ligados a situações da vida cotidiana, com personagens de vários tipos e condições, com acentuações caricaturais relacionadas a proveniência regional e espirituosas imitações onomatopaicas. Innocente acrescenta ainda que na ópera aparecem várias personagens, no gosto do autor. “Banchieri gosta de representar a vida real, coisa que a Comedia dell’Arte levará ao extremo, sintetizando a sociedade da época em personagens tipos (máscaras), por isso, criar esta ligação apareceu como um caminho já explícito” conclui o diretor.
Direção cênica - Roberto Innocente é italiano residente no Brasil. Trabalha como diretor, ator, dramaturgo e professor de interpretação. Nasceu em 1957, em Padova (Itália). Estudou Psicologia na Universidade de Padova e depois Artes, Música e Espetáculo (DAMS) em Bologna.

Os ingressos para esta apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário