segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Edição de novembro do jornal Cândido destaca os 80 anos de Silviano Santiago

Silviano Santiago é um intelectual brasileiro que atua em diversas áreas. Professor universitário aposentado, é ensaísta, crítico literário e também escreve poemas, contos e romances. O mineiro radicado no Rio de Janeiro completou 80 anos em setembro e participou de uma edição do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, idealizado pela Biblioteca Pública do Paraná. Durante o encontro, falou sobre a sua trajetória, incluindo detalhes sobre o seu novo romance, “Machado”, que trata dos últimos quatro anos da vida do autor de Dom Casmurro. Os principais momentos da conversa, mediada pelo jornalista e escritor Luís Henrique Pellanda, estão publicados nesta edição do Cândido, que traz na capa um desenho de Santiago, realizado pelo artista paranaense Miguel Nicolau.
A convite do jornal da BPP, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Wander Melo Miranda escreveu um texto analisando a vasta produção de Santiago. Miranda explica de que maneira o intelectual conectou teoria e imaginação para realizar uma obra literária múltipla, na qual a variedade de temas e gêneros permite formas variadas, e complexas, de leitura: “Os textos de Santiago - não importa a inflexão predominante que cada um possa ter - insistem na configuração de uma escrita em que as culturas se reconhecem por meio de suas projeções de alteridade, já atravessadas pelos efeitos de globalização”.
Novembro é o mês em que se comemora o centenário de nascimento de Walter Campos de Carvalho, escritor conhecido pelas suas quatro ousadas novelas: “A Lua Vem da Ásia” (1956), “Vaca de Nariz Sutil” (1961), “A Chuva Imóvel” (1963) e “O Púcaro Búlgaro” (1964). Uma ampla reportagem recupera a trajetória ficcional do autor (1916-1998), destacando, a partir de entrevistas com estudiosos, os principais aspectos do legado do escritor.
A edição também traz um texto memorialístico de Reinaldo Atem a respeito de um episódio que ele viveu ao lado de Wilson Rio Apa (1925-2016), escritor e agitador cultural recentemente falecido. Em um ensaio que flerta com a ficção, o escritor e editor Carlos Eduardo de Magalhães narra como e de que maneira podem surgir obras de arte, inclusive textos literários.
A coleção de livros do jornalista e cinéfilo Marden Machado é o destaque da seção “Na Biblioteca” e, entre os inéditos, o Cândido publica um poema de Andréia Gavita Carvalho, um conto de Luiz Bras e um trecho de “Dupla Exposição”, que alia texto de Paloma Vidal e fotos de Elisa Pessoa - o livro está previsto para ser publicado pela Rocco ainda em novembro.

O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário