segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Em solo de flauta doce, Villavicencio mostra a modernidade do instrumento

O flautista Cesar Villavicencio é a atração do Solo Música nesta terça-feira (8), às 20 horas, na Caixa Cultural de Curitiba. Instrumentista, professor e pesquisador musical, Villavicencio mostrará algo raro de se ver nos palcos. Um recital que mostra todo potencial das flautas doces, da música antiga a contemporânea, algo não tão divulgado em recitais do instrumento. O recital será marcante também por trazer duas obras compostas exclusivamente para a apresentação no Solo, pelos compositores André Mehmari e Carlos da Costa Coelho.
Pouco sabido pelo público, além das vastas possibilidades das flautas doces para a educação musical, estes instrumentos trafegam pela música medieval, renascentista, barroca e, após quase um século e meio de terem sido relegados à esfera da música amadora durante o século XIX, retornam no século XX de forma tão marcante, que hoje conta-se no repertório contemporâneo mais peças escritas do que em qualquer outro período da história”, explica Cesar Villavicencio. Ele escolheu obras de compositores de períodos muito diversos, com algo em comum: todas foram escritas originalmente para o instrumento solo.
Ele tocará flauta renascentista para “Ricercata per flauto” do renascentista Aurelio Virgiliano, flauta de voz solo para a “Partita em lá menor BWV 1013” de Johann Sebastian Bach, flauta alto para a “Fantasia 3”, de Georg Phillip Telemann, flauta contralto para “Das sequenzas”, do compositor contemporâneo Luciano Berio, e flauta doce contrabaixo e flauta eletrônica (a e-recorder) para “Modulus 47”, do próprio Cesar Villavicencio. “O programa junta linguagens como a ricercar do século XVII, que deriva seu nome de “buscar” e onde suas linhas estão em perene desenvolvimento sem a idéia de recapitulação dos temas, com o estilo inconfundível de Johann Sebastian Bach, a estética vanguardista de Berio, as composições com fortes rasgos de música popular e virtuosismo especialmente encomendadas para este projeto e as incursões no campo do processamento eletrônico de sons em tempo real com a flauta doce eletrônica, a e-recorder”, explica Villavicencio.
As obras comissionadas pelo projeto abrem e fecham o programa. E são capítulo a parte no recital. André Mehmari, que é muito conhecido como pianista, previu o uso de três flautas distintas para “Sacroprofano”. A música traz elementos da música popular brasileira, sendo a primeira experiência de Mehmari compondo para flauta doce. O curitibano Carlos da Costa Coelho, que é radicado na Itália, concebeu “Timbres de viagens” com sete movimentos muito curtos, cada um para uma flauta diferente, tendo como nome uma cidade a qual ele esteve.
Estas são músicas compostas especialmente para a apresentação de Cesar no Solo Música e que devem figurar em um projeto de CD com obras inéditas para instrumentos de sopro no futuro”, revela o produtor Alvaro Collaço, que ano passado iniciou este futuro CD com músicas para oboé, interpretadas por Ricardo Rodrigues e compostas por Harry Crowl e Jorge Antunes.

Flautista completo - Peruano radicado em São Paulo, nascido em Lima, Cesar Villavicencio é um flautista completo. É pesquisador e intérprete da música dos séculos XVI, XVII, XVIII, música contemporânea e improvisador. É doutor em Música pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, com pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1998 obteve o Diploma de Solista no Conservatório Real de Haia, Holanda, o mais alto grau de formação oferecido por essa instituição.
Foi professor convidado no Conservatório Real de Haia (2001-2004) e atualmente está vinculado como professor substituto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Entre 1996 e 2000 desenvolveu junto do Instituto de Sonologia do conservatório de Haia, e com apoio da bolsa Virtuose do Ministério da Cultura, uma flauta contrabaixo com a qual é possível processar sons ao vivo (a e-recorder). Em 2009 gravou com o flautista e maestro Ricardo Kanji o CD “Setecentos”, com duos de flauta. Com a e-recorder realizou concertos com Richard Barrett, Evan Parker, Jonathan Impett, Paul Dunmall, Simon Rose, entre outros. Participou de concertos e gravações integrando aAmsterdam Baroque Orchestra sob a direção de Ton Koopman. É diretor do conjunto As Flautas de São Paulo, com o que desempenha atividades tanto de pesquisa como de performance da música antiga e contemporânea.
A apresentação de Cesar Villavicencio, dentro da Série Solo Música, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural. Informações: 2118-5111. 
Em Curitiba, além desta apresentação na Caixa Cultural, Cesar Villavicencio realizará uma aula sobre flauta doce na PUC, no Auditório Irmão Albano, no térreo do Bloco Vermelho, no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 20:30 horas. A aula terá entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário