quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cinemateca lança filmes da Oficina de Cinema Digital

Nesta quinta-feira (22), às 19h30, a Cinemateca de Curitiba lança os curtas-metragens produzidos durante a Oficina Prática de Cinema Digital ministrada naquele espaço, no período de junho a outubro de 2012. Os dois filmes – um de ficção e um documentário – resultaram do trabalho desenvolvido por 30 alunos selecionados entre 460 inscritos. A entrada é franca.
Os participantes passaram por uma fase teórica, com oficinas de História e Teoria do Cinema, Roteiro, Direção de Ficção, Direção de Documentário, Fotografia, Montagem, Edição e Mixagem de Som e Produção, sob a orientação de cineastas e profissionais de audiovisual de renome internacional. Durante as aulas, os alunos elaboraram o roteiro do curta de ficção e elegeram o tema do documentário, que foram efetivados na segunda parte do curso.
O curta-metragem “Só Papéis” (PR, 2012 – 12’ – ficção – digital) retrata o fascínio repentino de uma jovem pelo conteúdo de um saco de lixo. O filme “Na Sala Escura” (PR, 2012 – 20’ – documentário – digital) registra as sensações e memórias ligadas às primeiras experiências no cinema. “Um dos fatores mais marcantes do curso foi a diversidade da formação dos alunos, vindos de várias áreas”, ressalta Pamela de Almeida, jornalista recém-formada pela Universidade Positivo e uma das participantes do curso. “As aulas, além de permitirem a convivência com nomes consagrados da produção cinematográfica brasileira, que emprestaram seu conhecimento, contribuíram para o aperfeiçoamento dos alunos, independentemente de suas profissões”, comenta.
Para Pamela, o Curso de Cinema Digital da Cinemateca de Curitiba foi definitivo para dar sequência ao plano de investir nesse setor. A jovem prepara-se para cursar Cinema, no próximo ano, na Faculdade de Artes do Paraná – FAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário