sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marília Vargas e Ariadne Oliveira cantam com a Orquestra Sinfônica do Paraná

A apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (2), reúne duas importantes e respeitadas cantoras brasileiras, a soprano Marília Vargas e a mezzo-soprano Ariadne Oliveira. Participa também o coro Feminino Collegium Cantorum de Curitiba, fundado pela maestrina Helma Haller em 2000. O concerto terá a regência do maestro Osvaldo Ferreira. “Infelizmente, o maestro John Neschling, que viria para reger a Orquestra nesse dia, sofreu um pequeno acidente e está impossibilitado de andar”, diz Ferreira.

Repertório - A primeira obra do programa é Abertura Sinfônica nº 3, Op. 20, do compositor e maestro português José Manuel Joly Braga dos Santos (1924-1988). A segunda peça do concerto, La Damoiselle Élue, é do músico e compositor francês Claude Achille Debussy (1862-1918), é um poema escrito em 1888. Encerra a apresentação a Sinfonia Nº 1 em Do menor, Op. 68, de Johannes Brahms (1833-1897), compositor alemão, escrita entre 1854 e 1876, quando o compositor estava com 40 anos.

Solistas - Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos no Brasil e no exterior. Iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas aos doze anos de idade e estreou no Teatro Guaíra, como o personagem pastorzinho, na Tosca. Apresenta-se regularmente como solista com diversas orquestras nacionais e estrangeiras divulgando a música brasileira. A curitibana Ariadne Oliveira estreou no papel de Rosina da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, em 2005. Também se dedica à música sinfônica e atua como solista em grandes orquestras brasileiras e sob a batuta de renomados maestros.

Collegium Catorum - Criado por Helma Haller, em 2000, o grupo se dedica à divulgação da música de concerto paranaense e brasileira, incluindo a estreia e divulgação das obras dos compositores contemporâneos. A proposta principal é uma “oficina permanente de Canto Coral”. As integrantes do conjunto são musicistas profissionais que atuam na área pedagógica.

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná acontece no Guairão, às 10h30. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada, conforme previsto em lei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário