sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Orquestra Sinfônica do Paraná terá regência e solo do maestro Ricardo Castro

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (25), às 10h30, no Guairão, um programa composto por três obras, sob a regência do maestro Ricardo Castro. A primeira é “Psalmus”, composição de João Guilherme Ripper, pianista carioca e membro da Academia Brasileira de Música. A música foi escrita com ritmo brasileiro em 1953, inspirada nos Salmos de David. A segunda peça do concerto, “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin, terá o solo de piano do próprio maestro Ricardo Castro. A composição combina elementos da música clássica e do jazz, e foi escrita em 1924.
Encerra o programa a “Sinfonia n° 4, de Piotr Ilytch Tchaikovsky, escrita entre março e dezembro de 1877. Esta é a sinfonia mais conhecida por seu curioso terceiro movimento, no qual as cordas tocam apenas em pizzicato. É uma das obras de Tchaikovsky mais interpretadas, junto com a Sexta Sinfonia e o seu primeiro Concerto para Piano.
O maestro - Natural de Vitória da Conquista, Ricardo Castro começou a tocar piano aos três anos de idade. Com cinco anos foi admitido em caráter excepcional no Seminário de Música de Salvador e fez seu primeiro recital aos 8 anos. Foi o primeiro vencedor latino-americano no concurso Leeds International Piano Competition, na Inglaterra. Já se apresentou com orquestras como BBC Philharmonic, de Londres, English Chamber, Academy of St. Martin in the Fields, City of Birmingham Symphony, Tokyo Philharmonic, Orchestre de la Suisse Romande e Mozarteum de Salzburg.
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário