quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Coro da Camerata Antiqua interpreta "Vésperas de Natal"

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta, neste fim de semana, um programa que integra as festividades natalinas da cidade. O concerto “Vésperas de Natal”, com obras de Claudio Monteverdi (1567 – 1643), tem apresentações agendadas na sexta-feira (30), às 20h, e no sábado (1º), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, sob a regência da maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, especialmente convidada para a ocasião. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). 
O repertório do espetáculo, que integra a temporada 2012 patrocinada pela Volvo, reúne composições de Monteverdi, com textos extraídos dos Livros dos Salmos. As obras Dixit Dominus (Salmo 109), Confitebor Tibi Domine (Salmo 110), Beatus Vir (Salmo 111), Laudate Pueri Dominum (Salmo 112) e Laudate Dominum (Salmo 116) possuem uma estrutura com grande variação na divisão das vozes. Completa o programa a peça “Magnificat a 10/14”, da Coleção Selva Morale e Spirituale (Antologia moral e espiritual), publicada em Veneza (Itália), em 1640, e que contém algumas das mais brilhantes criações da música sacra coral de Monteverdi.
O concerto preparado pelo Coro da Camerata mostra que o compositor estava certo ao afirmar que “o objetivo de toda boa música é tocar a alma”. Monteverdi é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente.

A regente – Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), a cubana Maria Antônia Jimenez foi convidada, em 1995, pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário