quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nova edição da revista Helena já está sendo distribuída

Já está circulando a nova edição da revista Helena, publicada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Neste número 1 (que sucede o zero), a publicação busca contar um pouco da saga dos homens e mulheres que colonizaram e desenvolveram a região Norte do Estado. Uma civilização recente, formada por pessoas vindas de todos os lugares, que rapidamente entrou no mapa econômico, político e cultural do País. A distribuição é gratuita e dirigida a bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.
O tema foi escolhido pelo Conselho Editorial deste número, formado pelo escritor Domingos Pellegrini, o jornalista Nilson Monteiro e o pesquisador Miguel Fernando. Nomes como Laurentino Gomes, Miguel Sanches Neto, Paulo Briguet, Letícia Marquez, Nelson Capucho, João Urban, Sossella, Haruo Ohara e Rodrigo Garcia Lopes, formam o time de 26 colaboradores – entre outros escritores, acadêmicos, jornalistas, fotógrafos e artistas gráficos – que participaram desta edição. Reunidos, seus trabalhos compõem um mosaico diversificado, que contempla os mais variados aspectos da região Norte. Da História propriamente dita aos traços comportamentais daqueles que passaram a ser conhecidos como “pés-vermelhos”.
A segunda edição de Helena traz narrativas sobre a influência britânica na colonização do Norte do Estado, a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento regional e a onda de prosperidade proporcionada pelo ciclo do café, ameaçada pelas geadas que a marcaram como cicatrizes. Também resgata a inquietação política e cultural dos primeiros tempos, determinantes para a compreensão de fenômenos atuais.
A publicação ainda investiga as mais de 30 etnias que constituíram uma Torre de Babel no sertão paranaense, compartilha o olhar de quem testemunhou momentos fundadores ou cruciais, e não deixa de lado as memórias afetivas de grandes nomes da literatura paranaense ligados à terra vermelha.

MULTIMÍDIA - Os leitores poderão conferir todo o conteúdo, inclusive edição anterior da revista, na internet, no endereço http://issuu.com/revistahelena. A versão para tablets também poderá ser baixada gratuitamente. O facebook da revista www.facebook.com/revistahelena traz conteúdo exclusivo, como fotos e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário