sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festival Seto Matsuri agita Curitiba neste final de semana

Quatro anos após do falecimento de Claudio Seto, multiartista e idealizador dos matsuris (festivais de cultura japonesa) de Curitiba, a comunidade nipo-brasileira promove, nos dias 10 e 11 de novembro, o Seto Matsuri da Virada.
O evento, que acontecerá das 11h às 21h, tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e faz parte da programação da Virada Cultural de Curitiba como uma das únicas praças de alimentação. O festival será na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, e terá entrada franca.
Ao contrário dos demais festivais japoneses que acontecem durante o ano, no Seto Matsuri o foco não é apenas a cultura japonesa, mas sim a multiculturalidade. Foi pensando nisso que os organizadores decidiram incluir algumas atividades diferentes no evento, mas sem descaracterizá-lo.
O destaque fica para o palco do evento que, pela primeira vez, trará ao público curitibano shows de bandas locais com elementos da cultura japonesa. No dia 10, às 18h30 o Trio Bratucada (samba-rock) tocará músicas japonesas com os artistas do grupo Yosakoi Soran. Já no dia 11, às 17h, é a vez d’ A Banda Mais Bonita da Cidade (MPB) subir ao palco do Seto Matsuri para tocar alguns de seus sucessos com o grupo Wakaba Taiko (tambores japoneses).
Em parceria com a Rede de Bibliotecas de Curitiba, será montada uma biblioteca dentro do evento, um espaço reservado para a realização de atividades culturais. Serão expostos os trabalhos dos alunos de mangá (quadrinhos japoneses) da biblioteca Hideo Handa, contação de lendas japonesas escritas por Claudio Seto e workshops de desenho estilo manga e origami (dobradura japonesa).
O escritor Oscar Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti desse ano na categoria ficção com o livro Nihonjin, também estará presente para um bate-papo com os visitantes e sessão de autógrafos.
Na praça de alimentação os visitantes poderão escolher e saborear pratos típicos japoneses a preços populares. Além da culinária japonesa, estarão presentes outras etnias, como a italiana e a baiana.
Além dos shows das bandas, as atrações culturais japonesas como karaokê, artes marciais, bom odori, cosplay, matsuri dance e taiko acontecerão durante todo o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário