terça-feira, 13 de outubro de 2015

Charles Bukowski é destaque da edição de outubro do jornal Cândido

O escritor americano Charles Bukowski (1920-1994), nascido na Alemanha, é um hit entre o jovem público leitor brasileiro. Ele publicou o primeiro livro aos 40 anos e durante anos sua obra circulou de modo restrito. Hoje, passadas mais duas décadas de sua morte, o autor é mundialmente famoso. No Brasil, tornou-se objeto de culto entre leitores de várias gerações. É sobre esse sucesso que o jornal Cândido dedica parte da edição de outubro.
O Cândido ouviu tradutores, editores e o biógrafo de Bukowski, que explicam o sucesso do escritor no Brasil, principalmente entre os jovens. “A irreverência e honestidade de Bukowski são recursos que atraem jovens leitores em todo o mundo. Ao contrário da maioria dos adultos, ele não aprendeu a ser um diplomata polido. Sempre foi um rebelde”, diz Howard Sounes, biógrafo do autor.
A equipe do jornal também selecionou e comentou textos do autor, que escreveu intensamente durante toda a vida, produzindo mais de 40 livros, além dos muitos poemas e contos que publicou em revistas e jornais underground dos anos 1960 e 1970 que ainda permanecem dispersos.
Muito conhecido pela prosa cativante, Bukowski também foi um poeta bastante prolífico. Parte de sua produção no gênero começou a ser traduzida em tempos recentes no Brasil. O Cândido mostra três poemas do autor nas traduções do maranhaense radicado em Minas A.A. Mercador e do curitibano Fernando Koproski.

CONTEÚDOS - A edição também traz outros destaques. Na seção que apresenta bibliotecas particulares, o publicitário e escritor Antonio Cescatto mostra o seu acervo, constituído em sua maioria por títulos em inglês e outros idiomas.
O jornalista José Daniel Silveira Júnior, em ensaio inédito, fala sobre a vida profissional do caricaturista e pesquisador Alvaro Cotrim, o Alvarus, figura de destaque na cultura brasileira entre as décadas de 1930 e 1980, mas que é pouco conhecido pelas novas gerações.
Outro destaque é a entrevista com o artista plástico e escritor Nuno Ramos. O multiartista, que acaba de ter algumas canções gravadas pela cantora Mariana Aydar, fala sobre alguns de seus livros, como o premiado Ó e o mais recente deles, Sertões. Entre os inéditos, o jornal publica poemas dos curitibanos João Manuel Simões (nascido em Portugal) e Adriano Scandolara, além de trecho do romance A Resistência, de Julián Fuks, que será publicado em novembro.

JORNAL - O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos culturais de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de Ensino Médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e vídeos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário