sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Curitiba agora tem táxis com suporte para bicicleta

Táxis com bicicletas acopladas no teto atraíram a atenção na manhã desta sexta-feira (9) no Jardim Botânico, onde foi iniciado o serviço de Taxi Bike, que facilita a vida de ciclistas que precisem de táxi. O lançamento marcou também a liberação do ponto de táxi do Jardim Botânico, uma das mais antigas reivindicações de taxistas da cidade.
É um algo a mais que a gente passa a oferecer ao cliente”, afirma o taxista Julio Abelardino, que já instalou o suporte para carregar a bicicleta. “É também um incentivo ao esporte, porque a pessoa pode levar sua bicicleta para pedalar num parque, sem maiores problemas. Também tem pessoas que pedalam no parque e depois preferem voltar de carro, então já podem utilizar o táxi” afirma.
A adesão ao Táxi Bike é voluntária e, inicialmente, 60 taxistas confirmaram sua participação. O motorista Eugênio Custódio de Mello, há 37 anos na profissão, acredita que terá uma boa clientela com bicicleta. “Fui o primeiro a instalar o suporte e eu estava saindo da oficina quando chegou um rapaz que tinha acabado de comprar a bicicleta e já pediu a corrida. Tenho certeza que será um sucesso”, afirma.
Dar início ao novo serviço no ponto do Jardim Botânico, afirma Eugênio, é uma boa forma de comemorar o atendimento a um pedido antigo da categoria. O taxista Aramis Brustolin concorda que a abertura deste ponto é motivo de comemoração.
Isso era um problema, aqui tem uma rotatividade muito grande, muito turista, muitas pessoas que utilizam táxi e a gente não tinha onde parar. Era uma dificuldade mesmo”, diz ele, garantindo que as cinco vagas são suficientes. “É excelente, a questão não é o táxi ficar parado, é as pessoas saberem onde está o táxi, onde elas podem encontrar um táxi por aqui”.
O ponto foi implantado atrás da parada da Linha Turismo, bastante visível tanto para os visitantes do parque quanto para quem passa pela região.
O pedido dos taxistas foi atendido a partir de parceria envolvendo a Urbs, que é quem solicita a abertura de vagas para os táxis; a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) que autoriza e faz a sinalização do ponto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo Parque.
Curitiba tem atualmente 3.002 táxis e 1.988 vagas em pontos de parada. Do ano passado para cá foram abertas 143 vagas. Atualmente, está em análise na Setran a abertura de vagas em mais 46 endereços da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário