quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Recital beneficente para ajudar na reforma da ala de queimados do Hospital Evangélico

A beleza das melodias que encantam os amantes da música clássica também está presente em apresentações beneficentes cujo propósito é arrecadar fundos em prol de uma ação para ajudar quem mais precisa. Sendo assim, há 6 anos a Associação das Amigas de Carentes e Queimados, uma associação independente que ajuda o Hospital Universitário Evangélico, junto com o flautista Maurício Welupek, organiza um recital para arrecadar fundos para ajudar na reforma da ala de queimados deste hospital. O evento acontece nesta sexta-feira (30), às 20h, na Igreja Presbiteriana de Curitiba (rua Comendador Araújo, 343).  O ingresso custa R$ 20,00 e poderá ser comprado no dia do recital, na própria igreja.
Toda renda decorrente da venda de ingressos será revertida para a esta associação que existe há 30 anos. Inclusive o cachê artístico foi cedido pelos musicistas para a instituição. “O recital é muito importante para a associação para angariar fundos. Nós não doamos dinheiro, mas compramos o que o hospital solicita como ajuda”, diz Maria José Luchtenberg, presidente da Associação das Amigas de Carentes e Queimados. Ao longo do ano são organizados chás e outros eventos para a arrecadação de dinheiro, mas o recital é admirável “pois as pessoas que assistem elogiam muito a organização e os músicos. Além de nos ajudarem financeiramente eles agradecem pelo lindo espetáculo que assistem”, complementa Maria José.
A seleção das músicas foi feita com muito entusiasmo pelos músicos. “O repertório é constituído basicamente de miniaturas clássicas, ou seja, peças curtas do repertório erudito, o que possibilita a abordagem da obra de diversos compositores, tornando o recital um acontecimento ao mesmo tempo prazeroso e didático”, conta o Pianista Raul Passos.  Neste ano foram escolhidos os compositores franceses Francis Poulenc, César Franck e Jules Mouquet​; os alemães Felix Mendelssohn, Johannes Brahms e Johann Nepomuk Hummel; além de dois latino-americanos, o argentino Astor Piazzolla e o brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Todos que apreciam a música erudita e também aqueles que desejam conhecer esse repertório mais profundamente estão convidados a assistir a esta bela apresentação que conta com a participação dos músicos Maurício Welupek na flauta, Raul Passos no piano e Samuel Pessatti no violoncelo. “A cada ano são convidados músicos de renome para enriquecer ainda mais o evento. No ano passado tivemos a participação do clarinetista Maurício Carneiro, da Orquestra Sinfônica do Paraná, e nesta edição o​ convidado é​ o violoncelista Samuel Pessatti, que também é da Orquestra”, conta Maurício Welupek.

OS MÚSICOS

MAURÍCIO WELUPEK é Bacharel em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde foi aluno de Luiz Pedro Krull. Fez aulas também com Natanael Rodrigues e Eduardo Monteiro (RJ) e Masterclasses com Antônio Carrasqueira e José Ananias. Além de dedicar-se ao ensino, vem atuando de forma crescente no âmbito da música de câmara ao lado de músicos conceituados como o violonista Mario da Silva e o pianista Alvaro Siviero. Tem um duo atualmente com o pianista Raul Passos. Foi convidado a ministrar um Masterclass e realizar alguns concertos na cidade de Cuiabá, onde também gravará um CD de flauta e violão.

RAUL PASSOS é diplomado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. No piano, ao longo de 17 anos, recebeu a valorosa instrução de Vivian Siedlecki. Estudou também na Universidade Nacional de Música de Bucareste (Romênia) sob a orientação de Veronica Gaspar, Manuela Giosa e Steluţa Radu. Aprimorou-se ainda em masterclasses com Helen Yorke (Inglaterra), Edson Elias, Fernando Lopes, Ingrid Barancoski, Constantin Ionescu-Vovu (Romênia), Claude Bessmann (França), Giorgia Tomassi (Itália) e Andrea Lucchesini (Itália). Em 2001, aos 18 anos, foi laureado com o 1º lugar no Concurso Latino-Americano de Piano “Rosa Mística”. Coube ainda a Raul Passos a primazia da primeira audição no Brasil da obra Les Soirs Illuminées par l’Ardeur du Charbon, de Debussy. Apresentou-se em 8 estados brasileiros, na Inglaterra, na Romênia, na Rússia e na Colômbia.

SAMUEL PESSATTI iniciou seus estudos no violoncelo aos 6 anos com a professora Adriane Savytsky. Deu continuidade nos estudos com Jessiane Frufrek. Com 18 anos viajou para a Suíça para ter aula com Emanuel Hutsche, professor da Universidade Hochschule de Zurich e do Conservatório de Winterthur, e com Alexander Neustroev, violoncelista da Tonhalle Orchester Zurich. Voltando a Curitiba passou a ter aulas com Maria Alice Brandão, com quem se formou como Bacharel em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Participou de vários Festivais de Música, entre eles dez edições da Oficina de Música de Curitiba e o Festival Internacional de Música de Gramado, tendo aula com renomados professores como Gaetano Nasillo, Watson Clis, Claudio Jaffe, Yannick Callier, Catherine Strynckx entre outros. Foi solista com a Orquestra Filarmônica da UFPR e convidado para tocar com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Winterthur. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Quarteto Pantalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário