(Reuters) - James Bond está de volta, e
empresas como os relógios Omega, os barbeadores Gillette e a vodca Belvedere
pagaram somas desconhecidas para vincular seus produtos a “007 Contra Spectre”,
em acordos que um especialista em marketing disse serem a versão
cinematográfica das Olimpíadas.
Os acordos permitem às empresas exibir
propagandas com Bond, como Gillette e Heineken já estão fazendo, ou realizar
festas regadas a bebidas - no caso, martínis Belvedere, como a companhia planeja
fazer na noite desta terça-feira para comemorar a estreia britânica do filme.
“Não podemos revelar o custo exato da
franquia, mas realmente fizemos um investimento significativo”, confessou David
Lette, diretor de marcas premium da Heineken britânica, à Reuters,
acrescentando que tanto Bond quanto a Heineken têm “apelo global”.
Para a Gillette, o patrocínio a Bond é
uma novidade na mais nova aventura do agente, mas Kara Buckley, diretora
associada de comunicações para produtos de cuidados pessoais da Procter &
Gamble, proprietária da Gillette, afirmou ser uma maneira de ir além de sua
costumeira divulgação em eventos esportivos.
“Descobrimos que o cinema é outra
grande maneira de nos conectarmos com os homens, especialmente os mais jovens”,
disse ela à Reuters em uma festa de promoção da marca e de “Spectre” em
Londres.
Jacques de Cock, consultor de marketing
e conferencista da London School of Marketing, afirmou que a franquia Bond, que
já tem meio século, é o equivalente cinematográfico das Olimpíadas, ainda que o
investimento nos Jogos seja de bilhões de dólares, enquanto a quantia dedicada
a 007 esteja na casa das dezenas de milhões.
“O marketing e o comarketing das
Olimpíadas são parecidos em termos de posicionamento da marca – em termos de
renda, não”, disse De Cock à Reuters. Ele estima que os filmes da série Bond
tenham rendido cerca de 16,90 bilhões de dólares – em valores atualizados – nas
bilheterias, e outros 4 a 5 bilhões de dólares de marketing desde “007 Contra o
Satânico Doutor No”, de 1962.
Embora as cifras não sejam divulgadas, ele disse que o marketing e as ações promocionais associadas a um filme atual de James Bond podem chegar de 230 a 300 milhões de dólares, aproximadamente o custo de produzi-lo.
Embora as cifras não sejam divulgadas, ele disse que o marketing e as ações promocionais associadas a um filme atual de James Bond podem chegar de 230 a 300 milhões de dólares, aproximadamente o custo de produzi-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário