sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prévia do II Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos acontece em Curitiba neste sábado

Neste sábado de Dia das Bruxas (31), o II Festival Sul-Americano dos Sagrados Saberes Femininos aquece o caldeirão numa celebração prévia aos dias do encontro.  Com início às 19h, a fogueira demarca o espaço Naya Terapias Ayurvédicas, que terá caldeirão com chá, leitura de Tarot e cartas xamânicas, barraca do Sopro Sagrado com rapé, além do bailado por conta de Alohabana e Nanan. Com contribuição de R$ 20,00, quem comparecer também concorre a vários sorteios, dentre eles ingresso para o Festival e cerimônias.
Em sua segunda edição, o Festival acontece entre os dias 18 e 22 de novembro e já conta com inscrições de várias partes do mundo! Serão 5 dias de imersão em busca da ancestralidade feminina, o Sagrado Feminino existente em todos nós, tanto homens como mulheres, com convidados de toda a América Latina, dentre eles abuelas (anciãs), mulheres medicina, temazcaleiras, artistas, terapeutas, parteiras, curandeiras e lideranças indígenas. O encontro será na chácara Tempero da Serra, na região de Curitiba, com toda a estrutura pro Festival em meio à natureza.
O Sagrado Feminino engloba saberes relacionados à colaboratividade ao invés da competitividade, ao respeito aos ciclos naturais, ao culto à Mãe Terra em lugar da exploração irracional dos recursos naturais, ao amor ao invés do medo. São valores inerentes à mulher guardados e passados às próximas gerações como um tesouro. É o caso da Abuela María Huenuñir, facilitadora de círculos de cura do Peru, do Maory Atumchury, guardião da Memória da Tribo da Lua da Colômbia, e de Iliana Coyoxausqui, mexicana líder do Tambor da Dança da Paz do Fogo Sagrado de Itzachilatlan, alguns dos ministrantes que virão ao Festival. Também do Brasil, Gisele de Menezes vem de Porto Alegre transmitir a Magia da Cleópatra, Celita Djaxuka representa a etnia Guarani e Suely Carvalho, coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil, vem de Pernambuco.
Segundo as organizadoras, Anna Sazanoff e Noélle Bonacin, encontros em que as mulheres se reúnem ao redor do fogo e cultivam esses saberes são comuns em toda a América Latina. “No Brasil, apesar de termos tantas sabedorias tradicionais por conta dos indígenas, parteiras, curandeiras, benzedeiras..., não temos acesso a elas e nem são difundidas ao grande público”, comenta Anna. Segundo ela, com a procura por métodos de cura não convencionais e autoconhecimento, é importante que o Brasil resgate os saberes ancestrais de nossa cultura, pois até a ciência já comprova sua eficácia.
As inscrições para o Festival ainda estão abertas, e podem ser feitas pelo site http://saberesfemininos.wix.com/site. Para mais informações e atualizações, siga também a página do evento no Facebook: Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos.

O Naya Terapias Ayurvédicas está situado na rua Fernandes de Barros, 1426, Hugo Lange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário