segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Seminário apresenta pesquisas sobre patrimônio cultural de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba promove nos dias 27 e 28 de outubro, no Memorial de Curitiba, a terceira edição do Seminário de Patrimônio Cultural, com apresentação de trabalhos e pesquisas incentivadas pelo Fundo Municipal da Cultura. Os projetos têm como produto final obras sobre diferentes aspectos da cultura e da história de Curitiba.
A arquitetura da cidade nas décadas de 1920 a 1940, a história de bairros como o Bom Retiro e Novo Mundo, o patrimônio arquitetônico do Cemitério Municipal, o patrimônio imaterial dos terreiros de candomblé e dos grupos folclóricos, são algumas das pesquisas que serão apresentadas. Serão ao todo nove trabalhos, cujos temas estarão em debate durante o seminário.
Haverá também palestras com especialistas convidados – a arquiteta e professora Maria Lúcia Bressan Pinheiro, da Universidade de São Paulo, o professor Wolney Unes, da Universidade Federal de Goiás, a historiadora catarinense e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais Elisiana Castro e a antropóloga Márcia Kersten, da UFPR.
De acordo com o historiador Marcelo Sutil, da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, desde 2007, quando foi lançado o primeiro edital dedicado ao Patrimônio  Imaterial, os editais do Fundo Municipal de Cultura têm como objetivo incentivar trabalhos que, além de produzir o conhecimento da temática, resultando em relatórios, vídeos, exposições e publicações, também valorizam a difusão dos resultados, distribuindo os produtos resultantes e apresentando-os à comunidade num seminário aberto e gratuito.
Em 2014, foram lançados pelo Fundo editais para as áreas do patrimônio material e imaterial, num total de nove projetos contemplados. No edital voltado a patrimônio imaterial, os cinco projetos selecionados foram de temática livre, desde que inseridas na classificação do IPHAN para a área. Para o patrimônio material dois temas foram direcionados (arquitetura das décadas 1920/1940 e Inventário do Cemitério Municipal São Francisco de Paula) e dois tiveram temática livre na categoria de pesquisa urbana.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail seminariodepatrimonio@fcc.curitiba.pr.gov.br. Serão emitidos certificados aos participantes. Mais informações: 3321-3223 / 3321-3295.

Programação

27 de outubro (terça-feira)

14h - Abertura
14h10 - Prof. Drª Maria Lucia Bressan Pinheiro (USP)
15h10 - Inventário arquitetônico de Curitiba 1920 – 1940 (Tatiana Dantas Marchette e Giceli Portela)
15h40 - O Fazer da memória: materialidade e espacialidades na Vila de Nossa Senhora da Luz de Curitiba (Patricia Martins)
16h10 - Intervalo
16h30 - Grandes histórias de um pequeno bairro: o Bom Retiro (Vidal Antonio de Azevedo Costa)
17h - Memento Mortuorum: inventário do Cemitério São Francisco de Paula (Clarissa Grassi)
17h30 - 18h - Debates

28 de outubro (quarta-feira)

14h - Prof. Dr. Wolney Unes (UFG)
15h - Nas trilhas do choro (Ana Paula Peters)
15h30 - Lugares de Axé: inventário dos terreiros de candomblé em Curitiba e região metropolitana (Patricia Martins)
16h - Intervalo
16h20 - A igreja alemã (Juliana Reinhardt)
16h50 - Gerações de pioneiros: o futebol de mulheres no Novo Mundo após a anistia (Aline Maria Kukolj)
17h20 - Grupos folclóricos em Curitiba: elementos da identidade imigrante (Emilio Carlos Boschilia)
17h50 - Debates

Nenhum comentário:

Postar um comentário