quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Videoarte de Bill Viola na Bienal de Curitiba

A relação da arte com o sagrado atravessa os séculos e as mais variadas culturas. Seja nas esculturas de mármore, pinturas ou nas artes cênicas, a religiosidade tem uma relação intrínseca com a arte. Com o tema Luz do Mundo, a Bienal Internacional de Curitiba 2015 levará pela primeira vez uma exposição de arte para dentro da Catedral de Curitiba. A obra consiste em uma vídeoarte do artista americano Bill Viola que ficará exposta até o 6 de dezembro.
"A participação de Bill Viola na Bienal Internacional de Curitiba em 2015 é uma escolha pontual, pois suas obras são repletas de luz como elemento visual e remetem também à luz como metáfora da ressurreição", explica a curadora Tereza de Arruda. A obra Três Mulheres produzida em 2008 mostra três protagonistas femininas surgindo da escuridão e tornando presente paulatinamente ao espectador. Elas cruzam uma camada de luz acompanhada de uma parede de água a escorrer e delimitar o espaço compartilhado pelas mesmas.

Bill Viola - Nascido em 1951, em Nova Iorque, em os EUA, Viola é reconhecido internacionalmente como um dos grandes expoentes na arte de produção de vídeo, carreira na qual já atua faz 40 anos. Sua abrangente obra concentra-se nas experiências do universo humano - nascimento, morte e ressurreição - ambos baseados em preceitos da cultura ocidental e oriental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário