terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Acervo das Tubotecas completa 50 mil livros recebidos

O projeto Tubotecas completou a marca de 50 mil livros recebidos de empresas, instituições, escritores locais e da comunidade em geral desde a sua implantação em abril de 2013. O número foi alcançado na segunda-feira (17), após a doação de mil exemplares da empresa de telefonia Oi, por intermédio do Oi Futuro, seu instituto de responsabilidade social. Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos livros o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a coordenadora de Literatura da FCC, Marianne Torres e a gerente de Relações Institucionais da Oi no Paraná, Kátia Garbin.
Para Cordiolli a marca de 50 mil livros é uma prova que as empresas e a população de Curitiba abraçaram o projeto. “As Tubotecas são um orgulho, pois vão além de cumprir seu objetivo de ampliar a convivência das pessoas com livros. Empresas e pessoas estão se tornando agentes de leitura", afirma.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Oi, Gabriel Ribeiro de Campos, a doação tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento social de Curitiba. “A possibilidade da Oi contribuir com um programa tão inovador como é a Tuboteca, reforça ainda mais a parceria da empresa com a cultura paranaense”, ressalta.

Títulos – Os livros doados pela Oi fazem parte da Coleção Arte & Tecnologia, que documenta as obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia em seus trabalhos, por meio de imagens e ensaios críticos. Nos 70 volumes estão registros de importantes exposições realizadas pelo Oi Futuro e da trajetória de artistas singulares como Wally Salomão, Marcos Chaves, Adriana Varella, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade, Vicente de Mello, Brígida Baltar, Lenora de Barros e Xico Chaves, entre outros.
As publicações são produzidas em parceria com editoras e, constantemente, integram projetos incentivados pela Lei de ICMS RJ, com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Como doar – As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669, Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico).
As publicações passam por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas.
Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil. Não são aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.
Grandes doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a Edital de Chamamento Público lançado no dia 1º de abril de 2013, que está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário