sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Fórum Mundial da Bicicleta discute mobilidade e ações do cicloativismo

O 3º Fórum Mundial da Bicicleta – Cidade em Equilíbrio – teve início na noite de quinta-feira (13) no Teatro da Reitoria da Universidade Federal (UFPR). O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, discute mobilidade urbana, urbanismo, ações do cicloativismo além de promover oficinas e atividades ao ar livre tendo a bicicleta como foco principal. 
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da solenidade, ao lado do reitor da UFPR, Zaki Akel, e representantes do cicloativismo como Goura Nataraj (Curitiba), Lívia Araújo (Porto Alegre/RS) e André Geraldo Soares (Balneário Camboriu/SC). Fruet disse que receber o fórum mundial da bicicleta é motivo de orgulho para a cidade e ressaltou que o evento tem um caráter de mobilização e de provocação tanto do poder público, quanto da sociedade. “Um dos desafios é a mudança de cultura para que as pessoas entendam que a mobilidade não é só o carro ou mobilidade individual. Temos que incentivar cada vez mais opções ecológicas e novos modais e ter uma convivência compartilhada”, afirmou. 
Entre os diversos projetos e investimentos da administração municipal para o incentivo do uso da bicicleta na capital, o prefeito destacou a assinatura do decreto que estabelece a obrigatoriedade de implantação de área de estacionamento para motocicletas e bicicletas em prédios residenciais não habitacionais, adequação de projetos viários, a Praça de Bolso dos Ciclistas, instalação de paraciclos, recuperação de 30 quilômetros de ciclovias, e implantação de bicicaixas e da via calma na Avenida Sete de Setembro. “Estamos aumentando o número de usuários de bicicletas e dentro da estrutura da Prefeitura incentivamos essa cultura de olhar para os novos modais”, disse.  
O III Fórum Mundial da Bicicleta se estende até domingo (16) com atividades espalhadas por toda a cidade. Para conhecer a programação clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário