quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MuMA abre mostra de litogravuras

A mostra “A imagem (des)construída”, que reúne obras em litogravura de dez artistas curitibanos, será inaugurada nesta quinta-feira (20), às 19h, no Museu Municipal de Arte de Curitiba - MuMA. A curadoria é da artista plástica Lahir Ramos, que elaborou o projeto para divulgar a litogravura como processo artístico e mostrar o trabalho desenvolvido nos ateliês de gravura do Solar do Barão, unidade da Fundação Cultural de Curitiba.
A litogravura é uma das técnicas mais tradicionais da gravura, consistindo em gravar um desenho ou imagem a partir de outro, feito em uma pedra específica para esse fim. Daí o nome “litogravura" ou “litografia”, de “lito" (pedra), e “grafia" ou “gravura” (desenho e imagem a ser gravada). Os convidados para integrar a exposição são artistas premiados, outros são jovens artistas, cujos trabalhos tiveram orientação da própria Lahir e também de Maria Lúcia de Júlio.
O nome da exposição, sem esgotar suas possibilidades de entendimento, partiu do próprio contexto da gravura, em que a imagem é construída e reconstruída, primeiro invertendo essa própria imagem no plano da pedra e depois fazendo-se a gravação”, explica a curadora. De acordo com Lahir, esse processo pode ser demorado, pois nem sempre a primeira gravação é a procurada. Além disso, as gravuras podem ter impressões sobrepostas. De todo modo, como são muitos artistas reunidos - e cada um com seu discurso próprio sobre a imagem - as coordenadoras pensaram nas múltiplas possibilidades de “desconstrução" como discurso artístico, deixando em aberto a interpretação de cada um.
O projeto, financiado com recursos da Lei Rouanet, é mais amplo. O objetivo é levar a exposição para outras capitais, com palestras e bate-papo com os artistas. Em Curitiba, a palestra está agendada para o dia 27 de março.
A mostra “A imagem (des)construída” ficará aberta à visitação até dia 27 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário