sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Hemepar faz apelo à população sobre doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, faz um alerta para a necessidade da manutenção das doações voluntárias de sangue. A redução gira em torno de 40% e o Hemepar chama os doadores para que não deixem de lado esta ação que salva vidas.
Responsável pelo atendimento de 64,4% dos leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, o Hemepar precisa manter seus estoques de sangue em alta. “São 384 hospitais atendidos pelo estoque do Hemepar”, explica o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, diz que são necessários 150 doadores por dia para manutenção de um estoque razoável para o atendimento dos hospitais. Outro agravante para a doação de sangue é a chegada do Carnaval. Com um grande número de pessoas viajando, as doações diminuem e a probabilidade de acidentes de trânsito aumenta, deixando uma equação complicada para os hospitais, bancos de sangue e pacientes.
Todo material usado na coleta de sangue é descartável. Ao doar sangue, o doador é orientado e acompanhado por profissionais de saúde experientes e qualificados”, garante Hatschbach.
O Hemepar conta com 22 unidades no Estado do Paraná. Veja aqui (http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=155) a mais próxima de sua casa. Neste sábado (1) estará aberto das 8h às 18h. Ficará fechado no domingo, segunda e terça-feira. O atendimento retorna na quarta-feira, das 13h às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário