sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Belarmino e Gabriela revividos no palco do Lala

A comédia musical “As Mocinhas da Cidade”, que conta a história dos músicos Salvador Graciano e Julia Alves, conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela é o novo espetáculo que a Cia Máscaras de Teatro estreia nesta sexta-feira (7) no Teatro Lala Schneider. A peça resgata a trajetória de uma das mais conhecidas duplas caipiras do país, autores da célebre canção que dá nome ao espetáculo e que foi regravada por vários artistas ao longo dos anos.
A história se passa dentro de um circo, que assim como acontecia na vida real dos músicos, atravessa dificuldades por falta de público. Em meio à discussão do que fazer para reverter a situação o grupo começa relembrar a história de Belarmino que, com seu espírito de artista-empreendedor, marcou uma época obtendo grande sucesso e conseguindo viver de sua própria arte.
O espetáculo tem texto e direção de João Luiz Fiani, que se diz um apaixonado pela história dos artistas. “A importância cultural que eles têm para nosso estado é enorme. Além deles terem sido precursores no rádio na década de 30, viveram o ápice no início da televisão que na época engatinhava e era basicamente um veículo regional. Mesmo assim, tornaram-se conhecidos em todo o país, com apresentações públicas lotadas. Foram pioneiros e  empreendedores. Acredito que tiveram sucesso por que acima de tudo faziam música para o povo. Enfim, uma missão linda que sempre me inspirou em minha trajetória artística”, afirma o diretor que administra o Teatro Lala Schneider em Curitiba que em 2014 completa 20 anos.
O humor, a música e a história dos artistas, fazem parte do espetáculo que resgata a história da dupla, intercalando com 13 músicas e cantadas ao vivo pelo elenco onde não falta, claro, a viola e acordeão, executados ao vivo por Beatriz Soczeck e Marcyo Luz que assina a direção musical e a preparação do elenco.  “Não há um único ator ou atriz interpretando a dupla, todos nós somos durante a peça um pouco Belarmino e um pouco Gabriela”, afirma Marcyo Luz.
Durante os ensaios, Ivan Graciano, filho de “Belarmino e Gabriela”, e músico profissional, também esteve presente dando sua contribuição musical e revelando causos e histórias da vida dos dois artistas. O cenário, a maquiagem e os figurinos ajudam a criar o clima do espetáculo.
Fazem parte do elenco 10 atores cantores que prometem levantar a plateia quando subirem ao palco. A peça que foi realizada através dos recursos do Mecenato da Lei Municipal de incentivo à Cultura com apoio da Celepar, é o primeiro projeto do Teatro Lala Schneider para o ano de 2014.

A temporada de “As Mocinhas da Cidade” se estende até dia 23 de março, com apresentação às sextas-feiras e sábados, às 21h e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações: www.teatrolala.com.br. O espetáculo tem duração aproximada de 80 minutos e é indicado para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário