quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Raul de Souza convida Ron Carter" no Teatro da Caixa

Dois dos maiores representantes do jazz se encontram no espetáculo “Raul de Souza convida Ron Carter”, que será apresentado neste final de semana no Teatro da Caixa. É um encontro inédito nos palcos. De um lado o número 1 do trombone, atualmente morando na França, e de outro, um dos gigantes do jazz que ao lado de Miles Davis consolidou uma densa produção na história do jazz mundial. Apesar de toda sua contribuição musical para a história do jazz e do trombone, a obra de Raul está praticamente fora de catálogo. E são raras as oportunidades de vê-lo tocando em palcos no Brasil.
O show terá a banda formada por Glauco Sölter (baixo elétrico) e Mário Conde (guitarra), Fábio Torres (piano) e Sérgio Machado (bateria). O trombonista é também uma prata da casa que depois de morar nos EUA, há anos vive na França. Esteve no Brasil para gravar o DVD “O Universo Musical de Raul de Souza”, que comemora 60 anos de carreira. O DVD conquistou o Prêmio de Música Brasileira (2013).
Ele morou em Curitiba nos tempos de serviço militar e aqui é a cidade-sede de parte de seu grupo instrumental. O cineasta Sylvio Back refez essa trajetória em um documentário. Mas bem antes Raul de Souza tocava tuba na fábrica de tecidos Bangu, tinha 16 anos, e já atuava como trombonista em inúmeras gafieiras no Rio (quando era conhecido pela alcunha de Raulzinho, dada por Ary Barroso).
Ron Carter, 78 anos, é o baixista americano mais consagrado da história do jazz cuja trajetória é fortemente ligada à Miles Davis, sendo também compositor e arranjador. Ele vem com certa constância ao Brasil, sempre lotando as casas. Seu encontro com Raul terá três noites em Curitiba, na próxima semana.
As apresentações de Raul de Souza e Ron Carter acontecem nesta sexta-feira e sábado às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia e clientes Caixa). O espetáculo é indicado para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário