quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Exposição sobre as "Diretas Já" começa a passar pelas Regionais

De fevereiro até junho, a Fundação Cultural de Curitiba leva para os bairros de Curitiba a exposição “30 anos 1º Comício Diretas Já – Curitiba”. Montada dentro de um ônibus biarticulado, a exposição circulará pelas nove Regionais da cidade até o mês de junho. Em fevereiro a exposição, que já passou pelo Parque Barigüi, poderá ser visitada na Rua da Cidadania da regional CIC (12 a 24 de fevereiro) e depois na Rua da Cidadania Fazendinha (26 de fevereiro a 12 de março).
A passagem pelas regionais permitirá que mais pessoas visitem a exposição, que celebra os 30 anos do comício que deu início, em 12 de janeiro de 1984, à onda de manifestações por eleições diretas e pela restituição das instituições democráticas. O local inicial da mostra foi a própria Boca Maldita.

A exposição – Quem passar pelos locais da exposição vai encontrar o biarticulado externamente plotado com imagens marcantes do primeiro comício das Diretas Já. Internamente, a mostra se divide em três núcleos, os quais apresentam textos, charges, imagens e três vídeos de aproximadamente um minuto de duração - sobre o golpe militar, a repressão e o comício na capital paranaense.
Como primeira referência a essa memória, logo à entrada há a exibição do vídeo sobre o golpe e a cortina negra de acesso à mostra exibe o desenho de uma botina ao lado de um pequeno texto. Após a cortina, um painel apresenta manchetes e editoriais de apoio ao golpe através de jornais de grande circulação. O material também lembra a fuga do ex-presidente João Goulart e a decretação do AI 5 - Ato Institucional de número cinco, publicado em 13 de dezembro de 1968.
O segundo núcleo da mostra concentra informações sobre o primeiro comício pelas Diretas Já. Um momento histórico que refletiu o ânimo da massa reunida, não dividida por grupos partidários, mas unida em torno do mesmo ideal - a retomada da democracia. O último segmento descreve a transição do regime, a anistia e, finalmente, a abertura política. O material em exibição foi preparado e organizado pela equipe do departamento de Comunicação e Marketing da Secretaria de Comunicação, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário