quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conservatório de MPB recebe mostra de choro nos dias de Carnaval

Uma programação especial marca a agenda do Carnaval curitibano. Enquanto o samba invade a Marechal Deodoro, a Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB de Curitiba torna-se palco para a Mostra de Choro, um dos gêneros musicais mais representativos da música brasileira. De sábado a terça-feira (1º a 4), sempre das 11h às 13h, o público contará com apresentações gratuitas de destacados músicos locais.
O roteiro preparado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), apresenta João Egashira e Grupo, no sábado (1º), Grupo Choro Curitibano, no domingo (2), Grupo Choro e Seresta, na segunda-feira (3), fechando com a Roda de Choro do CMPB, na terça-feira (4).
O clima descontraído das rodas de choro reforça a técnica apurada dos instrumentistas, que investem na improvisação. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda, proporcionando momentos de virtuosismo, traduzidos pelos sons de flautas, bandolins, cavaquinhos e violões, entre outros instrumentos. “O samba e o choro são gêneros musicais irmãos, que integram a diversidade cultural presente na música brasileira e marcam a festa mais popular do país”, enfatiza o clarinetista Sérgio Albach, diretor da Orquestra À Base de Sopro (OABS) e um dos integrantes da Roda de Choro do CMPB.

Atrações – Os músicos que participam da Mostra são autênticos representantes do choro curitibano, destacando-se como pesquisadores desse gênero que se desenvolveu nos quintais e subúrbios do Rio de Janeiro, no século 19.
O grupo liderado pelo violonista e bandolinista João Egashira, que responde pela direção artística da Orquestra À Base de Corda (OABC), abre a série de atrações, neste sábado (1º). Compositor de música instrumental, com ênfase no choro, Egashira junta-se a Marcela Zanette (flauta transversal), Julião Boêmio (cavaquinho) e Iê dos Santos (pandeiro) para celebrar a música que serviu de inspiração a compositores eruditos brasileiros como Heitor Villa-Lobos.
No domingo (2), será a vez do Grupo Choro Curitibano, formado por Cláudio Fernandes (violão), Clayton Rodrigues (flauta transversal), Lucas Miranda (cavaquinho) e Iê dos Santos (pandeiro). Na segunda-feira (3), quem comanda o encontro é o Grupo Choro e Seresta, que tem uma história de quase 40 anos dedicada ao choro. Atualmente formado por Wilson (bandolim), Clayton Rodrigues (flauta transversal), Marquinho (cavaquinho), Lucas Melo (violão de 7 cordas) e João Luis Rodrigues (pandeiro), o grupo é um dos símbolos musicais da cidade, presença constante na Feira de Artesanato da Praça Garibaldi. Ao lado do Relógio das Flores, o Choro e Seresta embala as manhãs de domingo com o talento de seus componentes, atraindo músicos de todo o Brasil para apresentações improvisadas.
A maratona musical encerra na terça-feira (4), com uma edição especial da Roda de Choro do Conservatório de MPB de Curitiba, programa realizado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Desde 2003, A Roda de Choro tem sessões gratuitas no Conservatório de MPB, todas as quintas-feiras, a partir das 17h, reunindo de maneira informal músicos e o público interessado no choro. Dessa vez, apresentam-se os instrumentistas Julião Boêmio (cavaquinho), Lucas Melo (violão de 7 cordas), Sérgio Albach (clarinete) e Vina Lacerda (pandeiro).
O espetáculo reúne músicos consagrados no cenário artístico da cidade. O cavaquinista Julião Boêmio é compositor de choros, maxixes e polcas, estudioso e professor de cavaquinho, tendo lançado seu primeiro CD solo, Feijão no Dente, em 2010. Para compor, Julião se inspira na vida e no cotidiano, sempre com muito humor. O violonista Lucas Melo é reconhecido pela habilidade em tocar violão, popular e clássico, além de cavaquinho.
Sérgio Albach é um dos mais respeitados clarinetistas do país, respondendo desde 2002 pela direção da Orquestra À Base de Sopro, considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Compositor e diretor artístico da fase de MPB da Oficina de Música de Curitiba, Sérgio já gravou e se apresentou ao lado de grandes nomes, além de integrar o Mano a Mano Trio. Completa a Roda o percussionista Vina Lacerda, aclamado pelo virtuosismo e versatilidade musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário