terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Especialista em restauração de arte na Espanha faz palestra no MON

A consultora especialista em restauração e conservação de arte da Espanha, Pilar Sedano, faz palestra nesta quinta-feira (27) no Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir das 15h no Auditório Poty Lazzarotto. O evento tem como tema a “Função e gestão do departamento de conservação dos grandes museus: Museu Nacional do Prado e Museu Nacional Reina Sofía” e terá entrada gratuita.

PILAR - Pilar Sedano Espin nasceu em Chamberi, Madri, em 1950. Desde muito pequena mergulhou no mundo do desenho, incentivada pelo pai, pintor amador. Graduou-se na Escola Superior de Restauração de Madri, Espanha. Durante 16 anos fez parte do Instituto de Patrimônio Histórico, deixou o instituto para trabalhar no Museu Nacional de Arte Contemporânea Reina Sofía (1990-2003) como chefe do departamento de conservação e restauração. Em 2003, aceitou ingressar no Museu do Prado, como chefe da área de restauração e conservação, onde ficou até 2011.
Pilar foi a responsável pela técnica de restauração, conservação e manutenção de até 8 mil obras de arte, bem como uma coleção de estátuas de mil peças, que pertencem, em sua grande maioria, à coleção real. No ano de 2011 foi nomeada Diretora-geral do Patrimônio Cultural e de Qualidade da Paisagem Urbana da Prefeitura de Madri.
Como boa restauradora, Pilar coloca em prática os seus princípios, em suas palavras: "O restaurador permanecerá sempre atrás da obra de arte, nunca antes. Sua atuação tem que ser o menos possível notada. Cada intervenção deve ser mínima, sempre que possível, com pleno respeito pelo original”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário