quarta-feira, 25 de junho de 2014

Aliança Francesa lança Festival da Canção Francesa

A Aliança Francesa de Curitiba promove o Festival da Canção Francesa, iniciativa que tem como objetivo valorizar as composições e músicas francesas da atualidade, por meio de interpretações feitas por francófilos e francófonos. A competição, dividida em três etapas, vai proporcionar uma viagem de uma semana a Paris aos dois primeiros colocados. Em Curitiba, as inscrições para a primeira etapa do festival vão até o dia 27 de junho.
Desenvolvida pela Delegação das Alianças Francesas, em parceria local com a Livraria Francesa, a iniciativa oferece aos amantes da música a oportunidade de se expressarem em francês. Até o dia 27 de junho, os interessados em participar do Festival da Canção Francesa deverão escolher uma melodia francesa (de autoria entre 2004 e 2014), interpretá-la, gravá-la no formato áudio ou vídeo e enviá-la junto a um formulário de inscrição, para a sede da AF em Curitiba ou para o e-mail cultural@afcuritiba.com.br.   
O material recebido será avaliado por um júri composto de cinco personalidades ligadas ao meio artístico e/ou ao ensino do idioma francês. Neste primeiro momento, serão selecionados de 10 a 12 candidatos para a segunda etapa da competição. Os principais quesitos avaliados serão afinação, ritmo, interpretação e pronúncia.

Etapas seguintes - A etapa seguinte é física e deve acontecer em Curitiba, no mês de outubro. Os melhores classificados dos estados do Paraná e Santa Catarina se apresentarão em um teatro, acompanhados de uma banda disponibilizada pela produção do Festival. Na ocasião, eles serão novamente avaliados pela comissão, que ainda julgará a postura cênica do candidato, além dos outros aspectos anteriormente citados. Ao final da noite, haverá o anúncio dos três primeiros lugares. O primeiro colocado terá despesas de passagem e hospedagem pagas para a final nacional, enquanto o segundo lugar ganha uma bolsa para um curso temático na Aliança Francesa, válida até 2015, e o terceiro colocado recebe um kit composto de 2 livros e de 1 DVD da Livraria Francesa.
A terceira e última etapa será realizada no Rio de Janeiro, no mês de novembro, e contará com o vencedor de cada uma das praças onde será realizada a competição (Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro).

Premiação final - O resultado dos três primeiros lugares será anunciado na noite da apresentação final e confere ao primeiro colocado uma passagem de ida e volta para Paris (partindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília) além de 6 noites na cidade, com as despesas de hotel pagas. O segundo lugar ganha uma passagem aérea de ida e volta  para Paris (nas mesmas condições) e o terceiro colocado poderá usufruir de um final de semana gratuito no Club Med Brasil, com direito a acompanhante.

Para inscrição ou outras informações, acesse www.afcuritiba.com.br ou entre em contato pelo fone (41) 3223-4457 ou pelo e-mail cultural@afcuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário