quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sucesso literário, “A Culpa é das Estrelas” chega aos cinemas

Direto das livrarias para a telona, “A Culpa é das Estrelas” é um dos destaques desta semana cinematográfica, repleta de documentários nacionais – são quatro, entre eles, “Tim Lopes - Histórias de Arcanjo”. Temos ainda a comédia “A Grande Noite”, o suspense “Oldboy” e os dramas nacionais "Meninos de Kichute" e “O Lobo Atrás da Porta”. Continuam em cartaz boas opções, entre elas “Alabama Monroe”, “Getúlio”, “No Limite do Amanhã”, “Os Belos Dias” e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Bom divertimento!

A CULPA É DAS ESTRELAS - Adaptação do best-seller homônimo, de John Green, este drama romântico do diretor Josh Boone (“Ligados Pelo amor”) tem os talentosos jovens Shailene Woodley (“Os Descendentes”) e Ansel Elgort (“Divergente”) à frente do elenco. A história gira em torno de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a pacientes com câncer, e compartilham, além do humor ácido e do desdém por tudo o que é convencional, uma história de amor que os faz embarcar em uma jornada inesquecível. Nat Wolff, Willem Dafoe e Laura Dern também têm papéis de destaque. Destaque para a trilha Sonora que conta com Ed Sheeran, Jake Bugg, Charli XCX, Tom Odell e Birdy, entre outros.
Indicação etária: 12 anos

A GRANDE NOITE - Comédia franco-belga-alemã dirigida pela dupla Benoît Delépine e Gustave de Kervern, escrita e estrelada por Albert Dupontel e Benoît Poelvoorde. Dois irmãos. Um punk e outro vendedor de uma loja parecem, ambos por volta dos 40 anos, pertencerem a mundos opostos. Not vive à margem da sociedade com seu cachorro, praticando pequenos delitos e procurando formas de conseguir o que comer, tanto que seu irmão, Jean-Pierre tem que intervir para que ele não prejudique as vendas do mercado de seu pai. Enquanto Not passa seus dias completamente ao acaso, Jean-Pierre começa a enfrentar sérios problemas pessoas e uma improvável união entre ambos acontece.
Indicação etária: 14 anos

JUNHO: O MÊS QUE ABALOU O BRASIL - Assinado pelo fotógrafo João Waner, este documentário mostra as manifestações que tomaram conta das ruas em diversas cidades do Brasil em junho de 2013. Tudo começou em São Paulo, quando a população organizou uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu e ganhou dimensão nacional, a ponto de levar mais de um milhão de pessoas às ruas. O filme recebeu o Prêmio Esso de "Melhor Contribuição para o Jornalismo" em 2013
Indicação etária: 12 anos

MENINOS DE KICHUTE - Dirigido por Luca Amberg ("Heróis da Liberdade") este drama conta a história de Beto, um menino de 12 anos que vive com seus pais e irmãos, em um bairro operário do Brasil. Seu grande sonho é o de se tornar um importante jogador de futebol; na realidade, ele quer mesmo é “ser o goleiro da seleção brasileira”. No entanto, seu sonho se esbarra com o radicalismo de seu pai, Lázaro, que vê o jogo como um grande pecado. Nos anos 70, época em que o filme se passa, vivia-se o mito do “Brasil, o País do futebol”, do milagre econômico e também da pressão social. Beto e seus amigos, bem distantes dos problemas do mundo, se divertiam com os simples prazeres da infância, como jogar bola, fazer um lindo gol de placa e bater figurinhas. A turma criou o clubinho “meninos de kichute”. O que eles queriam mesmo era aproveitar a liberdade plena, incondicional, desafiadora e emocionante dessa fase da vida. Arlete Salles, Vivianne Pasmanter, Werner Schünemann, Paulo Cesar Pereio e o garoto Lucas Alexandre encabeçam o elenco.
Indicação etária: Livre
Veja o trailer 

O LOBO ATRÁS DA PORTA - Drama nacional dirigido pelo estreante Fernando Coimbra. Numa delegacia do subúrbio carioca, um homem (Milhem Cortaz), sua mulher (Fabíula Nascimento) e a amante dele (Leandra Leal) são interrogados sobre o desaparecimento da filha do casal. Arrancados pacientemente pelo detetive (Juliano Cazarré), um após o outro, seus depoimentos vão tecendo uma trama de amor passional, obsessão e mentiras que levará a um final completamente inesperado.
Indicação etária: 16 anos

OLDBOY: DIAS DE VINGANÇA - Drama do cineasta Spike Lee (“O Plano Perfeito”) estrelado por Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Samuel L. Jackson e Sharlto Copley, com roteiro baseado no mangá assinado por Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, como o filme sul-coreano original, lançado em 2003. Num dia de 1988, um homem comum chamado Joe Doucett (Brolin), bem casado e pai de uma garotinha de três anos, é encontrado bêbado e levado à delegacia para ser ouvido pelas autoridades. Na saída, ele liga para casa de uma cabine telefônica, e desaparece misteriosamente, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Ao acordar, ele percebe estar numa estranha prisão, na verdade um quarto de hotel no qual há apenas uma TV ligada. Joe come a comida escassa que é depositada na porta e respira, toda noite, um gás que o faz dormir. Pelo noticiário, ele descobre ser o principal suspeito da morte brutal de sua esposa. Apenas 20 anos depois o homem é solto, sem explicações, e inicia uma jornada de vingança para descobrir quem o trancafiou por tanto tempo, e por quê.
Indicação etária: 18 anos

RIOCORRENTE - Primeiro longa de ficção do documentarista, montador e produtor Paulo Sacramento ("O Prisioneiro da Grade de Ferro"), ganhador do prêmio da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) de 2013. Estrelado por Lee Taylor, Simone Iliescu, Roberto Audio e Vinicius dos Anjos se passa em meio ao turbilhão de São Paulo, onde Marcelo, um jornalista em conflito com o próprio trabalho; Carlos, um ex-ladrão de carros e uma verdadeira bomba ambulante e Renata, uma mulher que busca no sexo algo que preencha a cratera existencial que a destrói, vivem um intenso triângulo amoroso.
Indicação etária: 14 anos

SEMENTES DO NOSSO QUINTAL - Em seu primeiro longa, a diretora Fernanda Heinz Figueiredo apresenta este documentário sobre uma escola bem diferente, a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. Sua idealizadora é Thereza Soares Pagani, que vive a escola como seu maior objetivo de vida, e ensina a valorização da infância. Na escola as crianças aprendem com arte, literatura, música e cultura popular brasileira.
Indicação etária: Livre

TIM LOPES: HISTÓRIAS DE ARCANJO - Documentário de Guilherme Azevedo que conta a trajetória e vida do jornalista Tim Lopes, a partir do ponto de vista de seu filho. Dez anos após a morte de Tim, evento que chocou os cidadãos brasileiros, o longa procura contar outras histórias além das de quando ele era jornalista. O filme reconstitui sua infância no Rio Grande do Sul, em Pelotas, e traz depoimentos de parentes, amigos e colegas de trabalho sobre as circunstâncias da morte. Um dos pontos marcantes do documentário é a visita de Bruno, filho de Tim, à Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão, onde Tim Lopes foi brutalmente assassinado. O filme foi vencedor dos prêmios de melhor documentário no Festival do Rio de 2013 e de melhor filme estrangeiro no San Diego Black Film Festival.
Indicação etária: 14 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário