quarta-feira, 4 de junho de 2014

Curitiba é destaque na mídia internacional

Às vésperas de receber quatro jogos da Copa do Mundo, Curitiba tem sido destaque na imprensa internacional por causa da boa organização da cidade. O site www.bustle.com, comunidade online de notícias e entretenimento, coloca Curitiba entre as dez cidades “mais futuristas e de pensamento avançado” do mundo. Na lista se destacam cidades asiáticas como Singapura e Hong Kong, o Vale do Silício, na Califórnia, e Brasília.
A reportagem do site traz uma foto das estações-tubo e afirma que o que torna Curitiba futurista é o planejamento inteligente da cidade, aliado ao caráter ambientalista. “A metrópole, com uma população próxima de dois milhões de habitantes, ganhou a reputação de eco-consciente”, afirma o texto. A matéria segue, dizendo que em 2010 Curitiba recebeu o “Globe Sustainable City Award” (prêmio global de cidade sustentável), em Estocolmo, na Suécia, e ainda foi reconhecida pela Unesco pela eficiência do sistema de transporte.
Já a edição online do jornal britânico The London Evening Standard, importante publicação do Reino Unido, dedicou uma matéria inteira à cidade. É uma espécie de guia de Curitiba. O jornalista James Young afirma que se trata de “uma cidade moderna, bem organizada e de um local agradável para passar alguns dias”. Ele cita a capital do Paraná como modelo de desenvolvimento urbano no Brasil e afirma que isso se deve a uma série de projetos de planejamento e ao sistema de transporte público “com plataformas de ônibus no formato de tubos futurísticos que funcionam com eficiência”.
A publicação lembra que o desenvolvimento urbano levou Curitiba a ser nomeada pela importante revista norte-americana Forbes como uma das três cidades mais inteligentes do mundo, em 2009. “Essa cidade dotada de parques tem a melhor qualidade de vida do país”. A diversidade cultural, citando as colônias de alemães, poloneses, ucranianos e italianos também é destacada. Como locais para visitar, o London Evening indica o Museu do Olho e o Jardim Botânico.
No final da matéria, um alerta bem pertinente: “se você está esperando calor, talvez fique desapontado. As temperaturas em junho e julho podem cair a valores abaixo de zero”. Nenhuma novidade para os curitibanos.
A reportagem também lembra que a cantora colombiana Shakira vai passar por aqui, para acompanhar de perto o marido Piqué, zagueiro da Seleção Espanhola, que vai fazer a preparação na cidade.

Nestes links você pode acessar na íntegra as duas matérias:


http://www.bustle.com/articles/24870-the-10-most-futuristic-and-forward-thinking-cities-in-the-world

Nenhum comentário:

Postar um comentário