quarta-feira, 25 de junho de 2014

Grupo paulista traz a Curitiba espetáculo baseado nos costumes da corte brasileira

O espetáculo "Isto é Modinha", produzido pelos músicos paulistas Kátia Baroni, Thiago Machado, Ivan Vilela e Ser Tão Trio, terá apresentações gratuitas para o público curitibano, nesta semana, em cinco diferentes espaços da Fundação Cultural de Curitiba: quarta-feira (25), às 20h, na Capela Santa Maria; quinta (26), às 19h, na Casa Hoffmann; sexta (27), às 19h, no Teatro Universitário de Curitiba; sábado (28), às 19h, na Sala Scabi - Solar do Barão; e domingo (29), às 19h, no Teatro do Paiol.
O espetáculo cênico-musical proporciona uma viagem pelo século XVIII, permitindo ao público conhecer um pouco mais sobre os costumes, tradições, poesias, cortejos e a música que embalou a corte brasileira e também a plebe em suas festividades. O grupo apresentará ao público as modinhas considerando suas características históricas. O canto em dueto de Kátia Baroni e Thiago Machado é acompanhado por instrumentos populares da época, executados pelo Ser Tão Trio (rabeca, viola e violão). O espetáculo conta também com a participação do consagrado músico, pesquisador e professor Ivan Vilela.
“Isto é Modinha” foi um dos projetos aprovados no edital “Concurso Cultura 2014” para apresentações nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol. Ao todo foram selecionados 144 projetos em diversas áreas culturais como circo, teatro, música, artes visuais, dança, manifestações tradicionais, literatura, audiovisual, entre outras. O edital, lançado pelo Ministério da Cultura, foi criado com o intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado e a circulação de exibições durante o período da Copa.

Os músicos - Ivan Vilela participou de diversos grupos musicais, entre eles "Trem de Corda" e "Ânima". Possui 13 CDs gravados, além da participação em dezenas de trabalhos de consagrados músicos brasileiros. Como pesquisador e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ivan publicou quatro livros, além de artigos e textos sobre a música brasileira de raiz.
Kátia Baroni possui larga experiência no cenário da música erudita, tendo realizado diversas apresentações solo e com os grupos "Triupe" e "Euterpe" por todo o país. Dividindo o palco com Thiago Machado, um de seus alunos destaque, o duo encena músicas imperiais brasileiras, principalmente modinhas do século XVIII e lundus do século XIX.
O “Ser Tão Trio” é formado pelos músicos Bruno Sanches (viola caipira), Bruno Menegatti (rabeca) e Giovanni Matarazzo (violão). O trio explora a sonoridade e a diversidade de seus instrumentos em múltiplas linguagens e, ainda quando incorporam ritmos e estilos musicais estrangeiros, sempre o fazem com vistas a preservar as tradições brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário