terça-feira, 3 de junho de 2014

Jornal Cândido fala sobre diluição do personagem em tempos de fragmentação

Os personagens literários se transformaram durante a passagem do tempo. Se até o século XIX havia espaço para heróis e grandes aventuras, no século XXI o leitor de ficção se depara com anônimos esquecidos em metrópoles.
O assunto está na capa da 35.ª edição do jornal Cândido, que traz uma ampla reportagem - em que foram consultados especialistas e escritores -, entrevista com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Gustavo Ribeiro e uma galeria com dez personagens presentes no imaginário popular (de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, a Nelsinho, de Dalton Trevisan).
O bate-papo com Affonso Romano de Sant'Anna, convidado da segunda edição de 2014 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, é outro destaque da edição de junho do Cândido, que também traz na seção Making Of a história do monumental Guerra e paz, o mais conhecido romance do escritor russo Liév Tostói.
A edição ainda abre espaço para inéditos - com um conto de Marco Cremasco e poemas de Sylvio Back e de Jovino Machado -, além de fotos de João Urban, na seção Cliques em Curitiba, uma reportagem sobre o Sarau da Cooperifa, projeto de leitura bem-sucedido idealizado por Sérgio Vaz, e um texto sobre o legado de Romeu Paulo da Costa (1924-2014), o engenheiro que projetou o prédio da Biblioteca Pública do Paraná.
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná, em todas as escolas de ensino médio do Estado e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário