quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dario Fo em versão para picadeiro na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 19 a 22 de junho, o espetáculo “Mistero Buffo”, adaptação feita pelo grupo La Mínima da comédia de Dario Fo. Com direção de Neyde Veneziano, a montagem alia a teatralidade do dramaturgo italiano à linguagem circense dos palhaços fundadores do grupo teatral, os atores Fernando Sampaio e Domingos Montagner. No dia 21, às 16 horas, os dois atores ministram palestra gratuita para profissionais, estudantes e demais interessados nas artes circenses.
Inspirada nos mistérios medievais e na narrativa dos jograis, a comédia apresenta uma visão crítica de temas atuais, como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo. Para isso, os atores Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz revezam-se em dezenas de personagens que perpassam quatro dos 20 monólogos da antologia original, criada por Dario Fo no final da década de 60. São recriações populares dos temas bíblicos a Ressurreição de Lázaro, O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Jogo do Louco aos Pés da Cruz. Além dos quatro episódios, o espetáculo é formado por um Prólogo, dois Entreatos e um Final Musical.

O grupo - Domingos Montagner, conhecido do público por suas participações em telenovelas como “Salve Jorge” e na série “O Brado Retumbante”, forma, desde 1997, ao lado de Fernando Sampaio, o grupo La Mínima desde. Os dois se conheceram no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde levaram às ruas números de circo desenvolvidos sob orientação do Mestre Roger Avanzi, o palhaço Picolino.
O La Mínima estreou com o espetáculo “La Mínima Cia de Ballet”, baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, recebeu diversos prêmios como o da APCA, o Em Cena Brasil (do Ministério da Cultura) e o Shell, por espetáculos como “A Noite dos Palhaços Mudos”, “Piratas do Tietê - O Filme”, “À La Carte”, “Reprise” e “O Médico e os Monstros”.

A diretora - Especialista em Dario Fo, Neyde Veneziano alterna sua carreira entre direção teatral e atividades acadêmicas. Neyde fez pós-doutorado na Itália, pesquisando e trabalhando ao lado de Dario Fo. De volta ao Brasil, defendeu Livre Docência na USP sobre o autor e publicou o único livro em língua portuguesa sobre sua obra – “A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação”. Entre os 29 espetáculos que dirigiu, pode-se citar “Arlecchino” e “Una giornata qualunque”.

O autor - Dario Fo é ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo, artista plástico e compositor. Pesquisador do universo medieval e das narrativas cômicas dos jograis, sua obra dramática, que soma mais 30 peças, emprega técnicas dos antigos giullare e da Commedia dell’Arte para apresentar uma visão satírica e profana de temas eruditos e religiosos. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1997 por ter dado aos jograis, em sua obra, a mesma estatura das grandes correntes da Literatura Universal.

As encenações de “Mistero Buffo” acontecem 19 a 22 de junho, de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 18h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário