terça-feira, 10 de junho de 2014

Empreendedores criativos lançam aplicativo de tour sonoro no Centro Histórico de Curitiba

“Curitiba como você nunca ouviu”: este é o ponto de partida do Curitiba AudioWalk, aplicativo idealizado pela sound designer Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo, e desenvolvido em parceira com a empresa PepperBox Studio. O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, cujo objetivo é apresentar a riqueza e diversidade cultural do país para brasileiros e estrangeiros durante a Copa, sendo o único do Sul do País a ser contemplado no Concurso Cultura 2014, na categoria Patrimônio.
O aplicativo propõe uma caminhada sonora por diversos pontos do Centro Histórico da capital paranaense, com base em pesquisas pessoais e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural deste universo urbano. O uso de fones ligados aos aparelhos com o aplicativo possibilita uma experiência imersiva pelas ruas, praças, monumentos e parques da cidade, como cenário de memória, fatos e histórias do imaginário curitibano.
Uma das memórias reveladas no aplicativo é a da fotógrafa Lina Faria, que desenvolve um trabalho autoral voltado para capturar “o olhar da rua”, do cotidiano do Centro: “me identifiquei com esse projeto, pois eu moro na Barão do Cerro Azul e tenho uma forte relação com a região. Achei bacana o projeto, uma novidade. Bem pertinente. E os produtores e pesquisadores antenados, estão ouvindo pessoas que realmente acompanham o pulsar da cidade, e com isso farão uma boa biografia. Estou curiosa para ver esse sincronizar de funções do olhar, andar e escutar um áudio”, finaliza.
Segundo Yure Lobo, que já desenvolve trabalhos de consultoria relacionados a roteirização turística, “o projeto busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística, por meio de novas mídias e processos sociais. O conteúdo é rico e baseado em diversos pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade. É uma maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, além de contribuir para a valorização do seu patrimônio material e imaterial”.
Para Lilian Nakahodo, que pesquisou sobre o tema durante seu mestrado em Teoria, Criação e Estética Musical na UFPR, a caminhada sonora na rua possibilita uma experiência singular, como forma de ampliar a percepção de um lugar: “é uma maneira acessível e rica de mobilidade, que propicia encontros inesperados e infinitas possibilidades de acontecimentos. Os fones, neste caso, não alienam o ouvinte à realidade do seu entorno. Pelo contrário, procuram integrá-lo ao espaço urbano.”
Esse tipo de audioguia surgiu no início dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é novidade. "Os audioguias existentes no país se detêm em uma abordagem mais descritiva e informativa, ao invés de explorarem uma narrativa mais imersiva e envolvente", ressaltam os criadores.
O formato, inédito na cidade, será lançado durante a Copa, mas ficará disponível por tempo indeterminado. Para fazer o tour audioguiado é preciso baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, como o smartphone, tabletes e utilizar fones de ouvido O passeio sonoro, com duração aproximada de 1h30 é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora. São 14 trechos sonoros, identificado em um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização.

Para baixar - O download do aplicativo (Android e iOS) é gratuito. Basta procurar pelo nome Curitiba AudioWalk.  A dica é usar internet de alta velocidade para o 1º download, bem como um uso exploratório do aplicativo para que carregue todas as funções. Feito isso poderá ser utilizado normalmente de forma off-line, pois todo o conteúdo já estará carregado.

Principais características do aplicativo:
·      Gratuito
·      Português/Inglês
·      Utiliza tecnologia de localização.
·      Permite o uso a partir de qualquer localização.
·      Cerca de 60 minutos de áudio, com histórias e curiosidades sobre o Centro Histórico de Curitiba.
·      Mapa interativo, com informações e imagens sobre os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Curitiba.
·      Conteúdo completo disponibilizado offline.
·      Compartilhamento com redes sociais.
·      Trajeto de aproximadamente 3.250 metros
·      Duração aproximada do percurso: 1hora e 30 minutos.

 
Idealizadores/Criadores:

Lílian Nakao Nakahodo - Natural de Piracicaba (SP), adotou Curitiba em 1998, época que iniciou curso de turismo na UFPR e conheceu Yure Lobo. A partir de 2003, inicia o bacharelado em Produção Sonora na mesma universidade, desenvolvendo paralelamente carreira como musicista e editora de áudio para filmes. Em 2012 ingressa no mestrado em Criação e Estética musical na UFPR. Desde então, dedica-se à pesquisa e difusão de obras sonoras conhecidas como “soundwalks”, ou “audiowalks”, que através dos fones de ouvidos conectados a dispositivos portáteis de áudio, estimulam o ouvinte a remapear a realidade à sua volta. Através do edital Cultura 2014, está tendo a oportunidade de desenvolver um projeto em parceria com Yure Lobo, agregando a experiência no processo de roteirização turística à prática técnica e estética da narrativa sonora, em prol de uma cartografia afetiva da cidade.

Yure Lobo - Nascido em Paracatu, interior de Minas Gerais, tem 39 anos e há quase 20 anos adotou Curitiba como sua cidade, participando ativamente da vida cultural dela. Atua, há 10 anos, como consultor em projetos de desenvolvimento turístico, em diversos lugares do país. Sempre preocupado em aproveitar ao máximo a capacidade desta atividade em transformar pessoas e lugares em algo cada vez melhor. Formou-se em turismo pela UFPR, período em que conheceu Lilian Nakahodo, desenvolvendo uma sólida amizade e admiração mútua. A partir da experiência de cada um, e a vontade de fazer algo juntos, conceberam o Curitiba AudioWalk, como uma forma de oferecer às pessoas uma experiência memorável e agradecer à cidade o carinho em acolhê-los.

Para mais informações: www.facebook.com/CuritibaAudioWalk

Nenhum comentário:

Postar um comentário