“Curitiba como você nunca ouviu”: este
é o ponto de partida do Curitiba AudioWalk, aplicativo idealizado pela sound
designer Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo, e desenvolvido em parceira
com a empresa PepperBox Studio. O projeto foi financiado pelo Ministério da
Cultura, cujo objetivo é apresentar a riqueza e diversidade cultural do país
para brasileiros e estrangeiros durante a Copa, sendo o único do Sul do País a
ser contemplado no Concurso Cultura 2014, na categoria Patrimônio.
O aplicativo propõe uma caminhada
sonora por diversos pontos do Centro Histórico da capital paranaense, com base
em pesquisas pessoais e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida
cultural deste universo urbano. O uso de fones ligados aos aparelhos com o
aplicativo possibilita uma experiência imersiva pelas ruas, praças, monumentos
e parques da cidade, como cenário de memória, fatos e histórias do imaginário
curitibano.
Uma das memórias reveladas no
aplicativo é a da fotógrafa Lina Faria, que desenvolve um trabalho autoral
voltado para capturar “o olhar da rua”, do cotidiano do Centro: “me
identifiquei com esse projeto, pois eu moro na Barão do Cerro Azul e tenho uma
forte relação com a região. Achei bacana o projeto, uma novidade. Bem
pertinente. E os produtores e pesquisadores antenados, estão ouvindo pessoas
que realmente acompanham o pulsar da cidade, e com isso farão uma boa
biografia. Estou curiosa para ver esse sincronizar de funções do olhar, andar e
escutar um áudio”, finaliza.
Segundo Yure Lobo, que já desenvolve
trabalhos de consultoria relacionados a roteirização turística, “o projeto
busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística, por meio de
novas mídias e processos sociais. O conteúdo é rico e baseado em diversos
pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade. É uma
maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, além de contribuir para a
valorização do seu patrimônio material e imaterial”.
Para Lilian Nakahodo, que pesquisou
sobre o tema durante seu mestrado em Teoria, Criação e Estética Musical na
UFPR, a caminhada sonora na rua possibilita uma experiência singular, como
forma de ampliar a percepção de um lugar: “é uma maneira acessível e rica de
mobilidade, que propicia encontros inesperados e infinitas possibilidades de
acontecimentos. Os fones, neste caso, não alienam o ouvinte à realidade do seu
entorno. Pelo contrário, procuram integrá-lo ao espaço urbano.”
Esse tipo de audioguia surgiu no início
dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como
Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é novidade. "Os
audioguias existentes no país se detêm em uma abordagem mais descritiva e
informativa, ao invés de explorarem uma narrativa mais imersiva e
envolvente", ressaltam os criadores.
O formato, inédito na cidade, será
lançado durante a Copa, mas ficará disponível por tempo indeterminado. Para
fazer o tour audioguiado é preciso baixar o aplicativo em um dispositivo móvel,
como o smartphone, tabletes e utilizar fones de ouvido O passeio sonoro, com
duração aproximada de 1h30 é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz,
cantora e apresentadora. São 14 trechos sonoros, identificado em um mapa
interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização.
Para baixar - O download do aplicativo
(Android e iOS) é gratuito. Basta procurar pelo nome Curitiba AudioWalk. A dica é usar internet de alta velocidade
para o 1º download, bem como um uso exploratório do aplicativo para que
carregue todas as funções. Feito isso poderá ser utilizado normalmente de forma
off-line, pois todo o conteúdo já estará carregado.
Principais características do
aplicativo:
·
Gratuito
·
Português/Inglês
·
Utiliza tecnologia de
localização.
·
Permite o uso a partir de qualquer localização.
·
Cerca de 60 minutos de áudio, com histórias e curiosidades sobre o
Centro Histórico de Curitiba.
·
Mapa interativo, com informações e imagens sobre os principais pontos
turísticos do Centro Histórico de Curitiba.
·
Conteúdo completo disponibilizado offline.
·
Compartilhamento com redes sociais.
·
Trajeto de aproximadamente 3.250 metros
·
Duração aproximada do percurso: 1hora e 30 minutos.
Idealizadores/Criadores:
Lílian Nakao Nakahodo - Natural de
Piracicaba (SP), adotou Curitiba em 1998, época que iniciou curso de turismo na
UFPR e conheceu Yure Lobo. A partir de 2003, inicia o bacharelado em Produção Sonora na
mesma universidade, desenvolvendo paralelamente carreira como musicista e
editora de áudio para filmes. Em 2012 ingressa no mestrado em Criação e
Estética musical na UFPR. Desde então, dedica-se à pesquisa e difusão de obras
sonoras conhecidas como “soundwalks”, ou “audiowalks”, que através dos fones de
ouvidos conectados a dispositivos portáteis de áudio, estimulam o ouvinte a
remapear a realidade à sua volta. Através do edital Cultura 2014, está tendo a
oportunidade de desenvolver um projeto em parceria com Yure Lobo, agregando a
experiência no processo de roteirização turística à prática técnica e estética
da narrativa sonora, em prol de uma cartografia afetiva da cidade.
Yure Lobo - Nascido em Paracatu,
interior de Minas Gerais, tem 39 anos e há quase 20 anos adotou Curitiba como
sua cidade, participando ativamente da vida cultural dela. Atua, há 10 anos,
como consultor em projetos de desenvolvimento turístico, em diversos lugares do
país. Sempre preocupado em aproveitar ao máximo a capacidade desta atividade em
transformar pessoas e lugares em algo cada vez melhor. Formou-se em turismo
pela UFPR, período em que conheceu Lilian Nakahodo, desenvolvendo uma sólida
amizade e admiração mútua. A partir da experiência de cada um, e a vontade de
fazer algo juntos, conceberam o Curitiba AudioWalk, como uma forma de oferecer
às pessoas uma experiência memorável e agradecer à cidade o carinho em
acolhê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário